ESTREIAS NO CINEMA: 16 DE NOVEMBRO

Por Adilson Carvalho

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (The Hunger Games: The Ballad of Songbirds and Snakes) EUA 23. Dir: Francis Lawrence. Com Rachel Zegler, Peter Dinklage, Tom Blyth, Viola Davis, Jason Schwartzman, Ashley Liao. Após dirigir três filmes da saga original, Francis Lawrence volta para dirigir esta prequela que vem para explicar o passado do Presidente Snow, vivido por Donald Sutherland nos 4 filmes da franquia saída dos livros de Suzanne Collins. Décadas antes de ser o presidente de Panem, o jovem Coriolanus Snow (Tom Blyth) aceita a oportunidade de trabalhar como mentor na décima edição dos Jogos Vorazes. Esta é a grande chance de escapar da pobreza que a guerra o condenou. No entanto, o jovem acaba se frustrando quando é designado para cuidar de Lucy Gray Baird (Rachel Zegler), uma tributo do Distrito 12. Durante essa jornada ambiciosa ele se surpreenderá com as reviravoltas do destino. Rachel Zegler (Amor Sublime Amor) tinha sete anos na época do primeiro filme da franquia, e hoje tem a mesma idade (22 anos) que Jennifer Lawrence tinha quando o primeiro filme foi lançado. O show, no entanto, é por conta de Viola Davis no papel de vilã da trama. O diretor a escolheu depois de ver uma foto dela em Histórias Cruzadas (2011).

Vai & Vem. BRA 23. Dir: Fernanda Pessoa, Adriana Barbosa. Com Fernanda Pessoa, Adriana Barbosa. Documentário. Duas amigas se correspondem à distância por meio de vídeos gravados durante a pandemia da COVID-19. Uma delas está no Brasil, e a outra nos Estados Unidos, e em cada vídeo se inspiram em uma cineasta de filmes experimentais. Nas gravações, cada amiga apresenta suas esperanças, medos e preocupações – passando por temas como política e imigração – enquanto, durante o processo, se atentam para as mulheres ao seu redor.

Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema. BRA 23. Dir: Aída Marques, Ivelise Ferreira. Documentário. Narrado em primeira pessoa, pelo próprio cineasta brasileiro, um dos mais reverenciados do país, precursor do Cinema Novo. O filme exibe a trajetória de sua vida e carreira premiada internacionalmente. O filme usou mais de 80 horas de gravações de arquivo para compor o longa com imagens, filmes e entrevistas do diretor.

Deixe um comentário