Por Adilson Carvalho

Ao adaptar o segundo livro Jogos Vorazes: Em Chamas (2012), os roteiristas deixaram alguns detalhes sobre o Massacre Quaternário de fora. Gary Ross, que havia dirigido o primeiro filme, não acertou seu retorno, ficando com Francis Lawrence, que ficaria até o último filme, e também na prequela Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2023), que chega agora às telas. Importantes personagens se somaram à história como Johanna Mason (Jena Malone), Finnick (Sam Claffin) e Plutarch Heavensbee (o saudoso Philip Seymour Hoffman), que desempenhará papel importante na revolução. O terceiro e último livro Jogos Vorazes; A Esperança (The Hunger Games: Mockinjay) foi dividido em dois filmes, assim como acontecera com o último filme de Harry Potter.

Em Jogos Vorazes: A Esperança – Parte I, após sobreviver à temível arena dos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está desanimada e destruída. Depois que a Capital reduziu o Distrito 12 a destroços, ela se refugiou no Distrito 13. Peeta Mellark (Josh Hutcherson) foi submetido a uma lavagem cerebral, e agora está sob o domínio do Presidente Snow (Donald Sutherland). Então, a presidência quer que Katniss lidere uma “resistência” e mobilize a população em uma empreitada que irá colocá-la no centro da trama para desmascarar Snow. Apesar do sucesso do filme, a produção sofreu um triste impacto com a morte do ator Philip Seynour Hoffman uma semana antes do lançamento do filme. Embora o Presidente Snow ainda fosse o antagonista da série, a Presidente Alma Coin (Julianne Moore) surge como a antagonista escondida da trama distópica de Suzanne Collins.

Já em Jogos Vorazes: A Esperança – Final Katniss (Jennifer Lawrence) e seus amigos Peeta (Josh Hutcherson), Gale (Liam Hemsworth) e Finnick (Sam Claffin) embarcam em sua última missão: organizar uma resistência contra o presidente e libertar o povo de Panem. A coragem de Katniss faz renascer a esperança em um país disposto a se livrar da opressão. Este ficou sendo o canto do cisne para Philip Seymour Hoffman, que havia gravado a maioria de suas cenas com exceção de duas que foram reescritas com outro personagem. A canção The Hanging Tree, cantada pela própria Jennifer Lawrence, foi escrita por Suzanne Collins no livro, e teve a melodia foi composta por Jeremiah Fraites e Wesley Schultz da banda indie americana The Lumineers. O sucesso da franquia foi decisivo para que os produtores planejassem retomar a história em algum filme derivado ou prequela, que foi o caso do novo filme que estreia nos cinemas narrando os fatos que ocorreram antes do nascimento de Katniss.