Por Adilson Carvalho
Primeira quinta de dezembro tá cheio de estreias nas telas. Tem a aguardada chegada de Wonka, prequela do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate, dois filmes nacionais e mais um terror slasher.

Wonka. EUA 2023. Dir: Paul King. Com Timothée Chalamet, Hugh Grant, Olivia Colman, Rowan Atkinson, Sally Hawkins, Jim Carter. Fantasia. Aguardada prequela contando a juventude do icônico Willy Wonka, criado pelo escritor Road Dhal, e vivido nas telas por Gene Wilder (1971) e Johnny Depp (2005). O filme reimagina seus dias antes de se tornar dono da lendária fábrica de chocolate, pegando emprestando uma parte do que Dhal escreveu em Charlie e o Grande Elevador de Vidro (1972), segundo livro com Wonka. Na história Willy Wonka (Chalamet) encontra os Oompa Loompas (Grant) que o ajudará a se criar os melhores chocolates do mundo. Do mesmo diretor de As Aventuras de Paddington, (2014), o filme é de um esplendor de cores e um mergulho na persona memóravel de Wonka, maravilhosamente interpretado por Timothée Chalamet, que ficou com papel disputado com Tom Holland (Homem Aranha Sem Volta Para Casa). A Warner planeja fazer deste um primeiro passo na construção de um universo compartilhado conectando todas as obras de Road Dhal. O visual dos Oompa Loompas guarda grandes semelhanças com a versão de 1971, como uma homenagem, e muito em função de que no livro não há uma descrição apurada dos adoráveis personagens.

O Sequestro do Vôo 375. Bra 23. Dir: Marcus Baldini. Com Jorge Paz, Roberto Gaulda, Juliana Alves, Gabriel Godoy, Cesar Mello, Danilo Granghea. Suspense. Baseado em fatos reais, ocorridos em 1988, conta a história de um homem desesperado que sequestrado um vôo comercial da VASP com mais de 100 pessoas, planejando atirar o avião no Palácio do Planalto. Do mesmo diretor de Bruna Surfistinha (2011) e Os Homens são de Marte … e é para lá que vou (2014).

Tá Escrito. Bra 23. Dir: Matheus Souza. Com Larissa Manoela, Andre Luiz Frambach, Kevin Vechiatto, Karine Teles. Comédia Romântica. Alice (Manoela) é uma jovem insegura e invejosa que consegue a oportunidade de trabalhar como especialista em astrologia, que a própria não acredita em nada. Contudo, o sucesso profissional acontece quando descobre um caderno misterioso que revela e manipula o horóscopo de cada um.

Feriado Sangento (Thanksgiving) EUA 23. Dir: Eli Roth. Com Patrick Dempsey, Gina Gershon, Karen Cliche, Milo Manheim. Terror. O diretor de O Albergue (2005) e O Mistério do Relógio na Parede (2018) co escreveu o roteiro ao lado de Jeff Rendell. Um assassino em série ataca uma cidade pequena em Plymouth, Massachussets durante o feriado de Ação de Graças. O filme foi baseado em um trailer fake exibido em Grindhouse (2007), que Eli Roth fez ao lado de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino. O filme, o primeiro do gênero a ser distribuído pela Tristar Pictures desde 2013, chega aos cinemas já com uma sequência garantida 2025, conforme anunciado recentemente na CCXP.