Por Adilson Carvalho

A jovem Florence Pugh vem chamando a atenção para seu talento, despontando em papeis de filmes variados, sendo o mais recente em Oppenheimer (2023), de Christopher Nolan, no qual interpretou Jean Tatlock. Em 2024 Florence estará em Duna – Parte II como a Princesa Irulan, e repetirá o papel de Yelana Belova, do Marvel Studios, em Thunderbolts, previsto para 2025. Aos 24 anos, foi indicada ao Oscar e ao BAFTA de melhor atriz coadjuvante em Adoráveis Mulheres, mostrando ser capaz de equilibrar papeis dramáticos mais sérios com blockbusters como Viúva Negra (2021), vivendo a irmã mais nova de Natasha (Scarlett Johansson). Completando hoje 28 anos vamos conferir algumas curiosidades da vida e carreira de Florence Pugh.

#1. A atriz é britânica, tendo nascido em Oxfordshire, mas mudou-se ainda criança para Andaluzia, na Espanha durante parte da infância com seu pai, Clinton Pugh, dono de um restaurante em Oxford, e sua mãe, Deborah, que é professora de dança. Pugh tem três irmãos, incluindo o ator e músico Toby Sebastian e a atriz de teatro Arabella Gibbins. Aos 6 anos Florence foi escolhida para interpretar Maria em peça de teatro escolar no Natal, acendendo seu interesse pela atuação.
#2. Pugh fez sua estreia como atriz profissional na série The Falling (2014), na qual interpretou uma adolescente precoce ao lado de Maisie Williams (Game of Thrones), enquanto ainda era estudante. Em 2015, Pugh participou do curta Paradise Lost?, e teve o seu primeiro papel principal no telefilme Studio City, co-protagonizado por Eric McCormack (Will & Grace). Aos 22 anos interpretou Cordelia ao lado de Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes) em Leir of Britain e fez o papel de Elizabeth de Burgh no filme histórico da Netflix, Outlaw King (2018), protagonizado por Chris Pine.

#3. Em 2019, Pugh foi incluída na lista anual da Forbes 30 Under 30, como uma das jovens personalidades abaixo de 30 anos mais influente da Europa. No mesmo ano fez a lutadora profissional de MMA Paige em Lutando com Minha Família, comédia estrelada por Dwayne Johnson e Lena Headey. Na edição de 2019 do Festival de Cannes ela ainda recebeu o prêmio Trophée Chopard, que premia novos artistas considerados os mais promissores.
#4. Florence teve problemas respiratórios quando criança, provocados por Traqueomalacia , caracterizada pela fraqueza da parede traqueal, ocasionando graus variáveis de obstrução durante a ventilação. O tratamento deixou a atriz com sua voz rouca, característica que a jovem Florence sabe como usar ao seu favor nos papeis que desempenha.
#5. A atriz também canta, compõe suas próprias canções e toca violão e piano.