Por Adilson Carvalho

Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão) vestiram perfeitamente as versões de carne e osso da Turma do Limoeiro e agradaram o público por isso, nos dois filmes que fizeram Turma da Mônica Laços (2019) e Turma da Mônica Lições (2021), além de uma série no Globoplay (2022/23). Apesar da ampla aceitação, o elenco do recente Turma da Mônica Jovem – Reflexos do Medo (2024) traz os nomes de Sophia Valverde ( As Aventuras de Poliana ) como Mônica, Xande Valois ( Se eu Fechar Os Olhos ) como Cebola, Bianca Paiva ( A Garota Invisível ) como Magali e Carol Roberto ( Menino Maluquinho ) dando vida à Milena, além de Mateus Solano como Licurgo (o Louco) e nomes relevantes como Maria Bopp (Me Chame de Bruna).

A mudança anunciada ano passado não demorou a provocar haters que detonaram a troca de atores, mas há bem mais do que uma questão de idade, já que Giulia Benite, por exemplo, está com 15 anos, uma adolescente portanto. É sabido que cachês tendem a aumentar astronomicamente de filme para filme como o que aconteceu com o elenco jovem de Harry Potter, ao longo dos 8 anos. A troca de elenco de Turma da Mônica ajuda a questão quando se trata de baratear os custos da produção, além do fato de que o teor da história é bem diferente. O novo filme parece levar seu elenco jovem a uma aventura inspirada em Stranger Things, desprovido da aura de inocência de Laços e Lições. Necessário também destacar que os filmes anteriores eram licenciamentos entre a Mauricio de Souza Produções e a Paramount / Globo Filmes e Paris Filmes enquanto que Reflexos do Medo é uma parceria de Mauricio de Souza Produções com a Sony / Bronze Filmes / Imagem Filmes.

No novo filme, no primeiro dia de aula do ensino médio, Mônica, Cebola, Magali, Cascão e Milena não demoram muito para perceber que as coisas no colégio andam estranhas. Quando descobrem que o Museu do Limoeiro será leiloado, decidem se unir em uma missão para tentar salvá-lo. Enquanto investigam o que está acontecendo, eles se deparam com segredos antigos e assustadores do bairro do Limoeiro e logo percebem que podem estar lidando com uma ameaça sobrenatural. Não há nada de errado em ter preferências, mas deveríamos julgar menos o elenco novo e nos focar mais na história apresentada. Outras franquias sobrevivem mesmo com mudanças drásticas de elenco afinal, quantos Batmen, 007s, Supermen, Tarzans, Homens Aranha já tivemos nas telas. Por que então menosprezar o talento e o profissionalismo de Sophia Valverde e sua turma, mesmo reconhecendo que estão ocupando o espaço respeitável deixado por Giulia Benite e seu grupo. Há espaço para ambos nas telas. Enquanto isso você pode reencontrar Benite em Chama a Babel, em cartaz há uma semana.
Infelizmente, o cinema nacional ainda esbarra muito na questão financeira.
CurtirCurtir
Ansiosa para assistir!
CurtirCurtir