Por Adilson Carvalho
Quarto filme da franquia, realizado depois de Férias Frustradas de Natal (1989), Férias Frustradas na Europa (1985) e Férias Frustradas (1983), a família Griswald está de volta e desta vez na cidade do sexo e do jogo. Lançado em 1997, o filme dirigido por Stephen Kessler, arrecadou mais de 36,4 milhões de dólares no mercado norte-americano, embora seja abaixo dos filmes anteriores, e é o único filme da franquia no cinema que não leva no título original o rótulo National Lampoon, nome da revista que inspirou a história, sendo chamado originalmente apenas de Vegas Vacation.

Os Griswold fazem um passeio em família para Las Vegas onde cada um tem suas próprias desventuras. O atrapalhado Clark Griswold (Chevy Chase), começa a perder dinheiro no jogo enquanto sua esposa, Ellen (Beverly D’Angelo), se apaixona pelo artista Wayne Newton. Em outro lugar, o jovem Rusty (Ethan Embry) joga dados com entusiasmo, e sua irmã, Audrey (Marisol Nichols), acaba em casas noturnas decadentes. Será que a família conseguirá se reunir e ficar fora de confusão? Durante o filme, Clark diz a Rusty e Audrey que já quase não os reconhece. É uma referência ao facto de diferentes atores terem interpretado as crianças Griswold em cada um dos filmes da franquia.

Quando o filme estava sendo desenvolvido, Chevy Chase apresentou a ideia de que o quarto filme deveria levar a família Griswald para uma ilha deserta, no estilo Robinson Crusoé. Chase cedeu quando Bill Gerber, executivo da Warner Bros., sugeriu Las Vegas como cenário, achando que a justaposição da típica família numa cidade movida a sexo e jogo seria uma história mais divertida. Foi o último filme de Sid Caesar, popular comediante americano. Não é o melhor filme da franquia, mas ainda guarda alguns momentos engraçados dos personagens criados por John Hughes.