FILME DO DIA: DE VOLTA AS AULAS

Por Adilson Carvalho

O ambiente escolar sempre rendeu boas comédias, agora imagine um homem rico e bem sucedido, mas completamente sem noção, que decide ingressar na faculdade para ensinar a seu filho o valor dos estudos. Foi com essa premissa que o comediante Rodney Dangerfield (1921-2004) estrelou o sexto filme mais bem sucedido nas bilheterias, e a segunda comédia mais rentável de 1986 (perdendo apenas para Crocodilo Dundee), De Volta às Aulas (Back To Classes), dirigido por Alan Metter (1942-2020).

Egresso dos palcos de stand up nos anos 60, abrindo shows para Jerry Lewis, Danny Kaye, e Sid Caesar, quando usava o nome artístico de Jack Roy, este só assumiu o nome de Rodney Dangerfield a partir dos 42 anos quando começou a aparecer na TV no Tonight Show de Johnny Carson, e partir daí em várias incursões no Saturday Night Live. Famoso por seu estilo falastrão, humor depreciativo e slogan “I don’t get no respect!” (em português: “Não recebo nenhum respeito!“), Rodney escreveu a história de De Volta às Aulas, roteirizada por Steven Kampmann, William Porter e Peter Torokvei. Somente com a chegada de Harold Ramis (1944-2014), roteirista e ator em Caça Fantasmas e outras produções, que o roteiro foi concluído. Thorton Melon, inicialmente um homem pobre, virou um empresário rico e bonachão, que apesar das boas intenções, cria situações embaraçosas para seu filho Jason (Keith Gordon, de Vestida Para Matar e Christine – O Carro Assassino). Thorton (Dangerfield) está sempre acompanhado de Lou (Burt Young, o Paulie de Rocky), misto de guarda costas e motorista, e acaba se envolvendo romanticamente com Diane (Sally Kellerman), uma das professoras da fictícia Grand Lakes University, que usou como locação a University of Wiscosin-Madison.

Entre o elenco jovem, o filme reúne os nomes de Terry Farrell, em seu primeiro papel, William Zabka e Robert Downey Jr. Farrell veio a fazer a Trill Jadzia Dax em Star Trek Deep Space Nine (1993/1998) e na sitcom Becker (1998/2002). William Zabka repete aqui seu papel de valentão de Karate Kid (1984), contra sua vontade. O ator, então com 21 anos, queria fazer seu personagem cômico e não ameaçador, mas isso contrariou a vontade dos produtores, confirmando estar prisioneiro de sua imagem, o que o afastaria de bons papeis nos anos que se seguiram. Zabka teve relativo sucesso como roteirista, sendo indicado ao Oscar de melhor curta por Most – A Ponte Entre o Agora e o Sempre (2003) e muito tempo depois ironicamente voltou a chamar a atenção como ator ao repetir o papel de Johnny Lawrence em Cobra Kai (2018/2024), série da Netflix que continua a história de Karate Kid. Já Robert Downey Jr, o futuro Homem de Ferro, compõe um jovem nerd em uma época em que era considerado um dos talentos jovens mais promissores do cinema. Também no elenco, o personagem de Ned Beatty (1937-2021) se chama Dean Martin em homenagem ao ator e cantor homônimo, que apresentava na TV o Dean Martin Show, onde Dangerfield se apresentou várias vezes.

Robert Downey Jr em de Volta às Aulas

O filme de Alan Metter levou o filme às telas com trilha-sonora do Oingo Bongo, a banda de Danny Elfman, que mais tarde faria trilhas sonoras para vários filmes incluindo Batman (1989). São vários os momentos divertidos do filme, incluindo Rodney Dangerfield cantando Twist And Shout, e no mesmo ano que Mathew Broderick fez o mesmo em Curtindo a Vida Adoidado. Antes dos créditos finais, é apresentada a mensagem “For ESTELLE Thanks For So Much” (Para Estelle, muito obrigado por tudo) em homenagem a Estelle Endler, uma das produtoras executivas do filme, que morreu durante a produção. Ela foi a empresária de longa data de Dangerfield, que o ajudou a entrar em filmes como Clube dos Pilantras (Caddyshack) de 1980. Entre provas estressantes e professores rigorosos, todos tem suas histórias para contar e De Volta às Aulas se sobressai como uma divertida imaginação e do talento de Dangerfield.

Disponível na Prime Vídeo

ELENCO DE DUBLAGEM

Rodney Dangerfield (Thornton Melon): Gastão Malta
Sally Kellerman (Dra. Diane Turner): Nair Silva
Burt Young (Lou): João Paulo Ramalho
Keith Gordon (Jason Melon): Eduardo Camarão
Robert Downey Jr. (Derek Lutz): Ricardo Medrado
Adrienne Barbeau (Vanessa): Ivete Jaime
Paxton Whitehead (Dr. Phillip Barbay): Marcos Lander
Ned Beatty (Dean David Martin): Mauro de Almeida
Terry Farrell (Valerie Desmond): Cecília Lemes
M. Emmet Walsh (Treinador Turnbull): Jorge Pires
William Zabka (Chas): Carlos Laranjeira
Sam Kinison (Professor Terguson): Ézio Ramos
Jason Hervey (Jovem Thornton): Hermes Baroli
Boris Aplon (Tony Melon): Hélio Vaccari

Deixe um comentário