Por Adilson Carvalho
Seguindo com seu próprio universo de heróis explorando os coadjuvantes e vilões do Homem Aranha, a Sony traz a Madame Teia, uma vidente criada por Denny O’Neill, Sergious O’ Shaughnessy e John Romita Jr, publicada originalmente em The Amazing Spider Man #210 (novembro de 1980). Como a Sony vem fazendo em suas adaptações, os personagens sofrem um curioso rejuvenecimento com Marisa Tomei tendo feito Tia May na trilogia De Volta ao Lar, e agora com Dakota Johnson (50 Tons de Cinza), de 34 anos fazendo a vidente, que nos quadrinhos é uma idosa cega. Vamos conhecer sua história nas hqs.

Cassandra Webb é originalmente como uma mulher idosa diagnosticada com myastenia gravis, uma rara disfunção física que provoca falha de comunicação entre os nervos e os músculos, provocando fraqueza nos músculos do braço e da perna, visão dupla além de dificuldades de fala e mastigação. Por isso, Cassandra precisa estar conectada a um sistema de suporte de vida que parecia uma teia de aranha. Como personagem, Madame Teia é uma aliada do Homem Aranha, usando sua premonições para auxiliar o popular cabeça de teia no combate ao crime. No arco de histórias Nothing Can Stop the Juggernaut!, publicado em The Amazing Spider Man #229 (julho de 1982), ela pede o auxílio do Homem-Aranha quando Black Tom Cassidy despacha o Fanático para a capturar na esperança de que os seus poderes psíquicos os ajudem a derrotar os X-Men. Contudo, ela quase morre depois que o Fanático a separa do seu sistema de suporte de vida. Isso desencadeou uma luta feroz entre o Homem-Aranha e o Fanático, que ficou preso na fundação de cimento molhado de um canteiro de obras. Devido ao choque no seu sistema, a Madame Teia perde a memória da identidade secreta do Homem-Aranha.

Cassandra Webb é a avó da quarta Mulher-Aranha, Charlotte Witter. Ela participa de um ritual arcano conhecido como “Encontro dos Cinco“, publicado em The Amazing Spider Man #441 (novembro 1998), que resulta no dom da imortalidade; conseguindo sua juventude de volta e a cura da miastenia gravis. Webb serve então como uma espécie de mentora para a terceira Mulher-Aranha, a jovem Mattie Franklin. Contudo, desde o evento A Dinastia M (2005), a personagem volta a ter sua aparência envelhecida, embora a miastenia gravis tenha desaparecido. Em 2010, no arco “Grim Hunt“, publicado entre The Amazing Spider Man # 634 a #637, Sasha e Ana Kravinoff , respectivamente esposa e filha do falecido Kraven o Caçador, planejam matar o Homem Aranha para ressuscitar Kraven, e Sasha vem a a matar a Madame Teia, que antes de morrer, revela que já não é cega e passa os seus poderes psíquicos a Julia Carpenter, a segunda Mulher Aranha, que se torna assim a nova Madame Teia.

No filme Madame Teia (2024), que chega agora às telas, Dakota Johnson interpreta a personagem título, Sydney Sweeney é Julia Carpenter e Celeste O’Connor é Mattie Franklin. Assista Madame Teia no Cinema.