Por Adilson Carvalho
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/t/x/AUEHj9RbmB9CroP6xNJA/105486999-ho-14895-r-l-r-dominic-sessa-stars-as-angus-tully-paul-giamatti-as-paul-hunham-and-davin.jpg)
Dinâmicas familiares e profissionais sempre reservam dores e inconformismos relativos aos arrependimentos e frustrações que carregamos. Alexander Payne soube explorar esses quesitos no roteiro do estreante David Hemingson, vindo da TV. É um filme de lições, sobre compartilhamento de dores entre três personagens, o professor grosseiro Paul Hunham (Giamatti), o jovem rebelde Angus Tully (Sessa), que é abandonado na escola durante as férias de Natal e a cozinheira Mary Lamb (Randolph), que está de luto depois da morte do seu único filho no Vietnã. Esse improvável trio é reunido isolado na renomada Academia Barton, onde aprenderão com as dores uns dos outros, e descobrirão que suas solidões podem lhes ensinar importantes lições sobre amizade, cumplicidade e, ao longo da história, sacrifício. Os três conversam ao jantar, saem juntos pela cidade, visitam museu e um hospital psiquiátrico em que revelações transformarão a vida de todos ao redor. Embora histórias parecidas já tenham sido mostradas nas telas, o talento dos três atores transforma o filme em uma catarse envolvente. Giamatti faz por merecer seu CCA (Critical Choice Awards) despejando doses alternadas de rabugice e afeto, enquanto a excelente Da’Vine Joy Randolph (Globo de Ouro e Critical Choice Awards como atriz coadjuvante) ganha a tela muitas vezes como a consciência do trio. O novato Dominic Sessa vem do teatro e demonstra talento em sua capacidade de dizer no olhar o que sente. Quando estão em cena Sessa e Giamatti conseguem emocionar sem apelações. O filme é a segunda colaboração entre o diretor Alexander Payne e o ator Paul Giamatti depois de Sideways (2004), concebido originalmente como um projeto para um piloto de televisão. O filme foi todo gravado em locações reais com a Fairhaven High School em Fairhaven, Massachusetts se passando pela fictícia Academia Barton. Ótima dica para ainda ser assistido nos cinemas, Os Rejeitados é uma pérola modesta mas muito bem conduzida.
O filme está indicado a 5 Oscars: Melhor filme, melhor ator para Paul Giamatti, melhor atriz para Da’vine Joy Randolph, melhor montagem e melhor roteiro original. O Oscar acontecerá no domingo dia 10 de março.