CLASSICO REVISITADO | AS SETE FACES DO DR. LAO – 60 ANOS

Por Adilson Carvalho

Hoje o ótimo ator Tony Randall (1920 – 2004) completaria 104 anos e para comemorar sua vida e a carreira, vamos lembrar um de seus maiores sucessos, As Sete Faces do Dr. Lao (The Seven Faces of Dr.Lao), direto do ano 1964. Baseado na obra The Circus of Dr. Lao, de Charles G. Finney, o filme mostra um circo itinerante comandado pelo misterioso Dr. Lao  (Randall)  chega a pequena Abalone, no Arizona. Despertando sentimentos de curiosidade e atraindo a atencao de Edward Cunningham (John Ericson), editor do jornal local, e da bela viúva Angela (Barbara Eden) cujo filho constrangimento na população, suas exóticas atrações transformam magicamente a vida da comunidade. O versátil Randall interpretou sete personagens, a Medusa, Pan, a serpente, Apolônio de Tiana, o mago Merlin, o abominável homem das neves e o próprio Dr. Lao. O ator raspou a cabeça, o que facilitou a aplicação da maquiagem para as diferentes personagens que interpretava. O departamento de publicidade do estúdio queria fotografar Randall quando ele raspasse a cabeça, mas não conseguiram, e por isso pediram ao maquiador que colasse o cabelo na cabeça de Randall, para que este pudesse posar para as fotografias enquanto o cabelo era novamente cortado. Tony Randall também aparece, sem maquiagem, como um espectador na plateia do segundo espetáculo de circo do Dr. Lao.

William Tuttle recebeu um Oscar Honorário da Academia pelo seu trabalho de maquiagem neste filme. Foi o primeiro de dois Oscars Honorários atribuídos à categoria – o outro foi o de John Chambers por O Planeta dos Macacos (1968). Só em 1982 é que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu criar a categoria de Melhor Maquiagem com Um Lobisomem Americano em Londres (1981) sendo o primeiro filme a ganhar o prémio. Embora seja hoje considerado um clássico, o filme foi uma fracasso de bilheteira quando foi lançado e marcou a última vez que George Pal (1908 – 1980) dirigiu um filme. Pal chegou a pensar em Rod Taylor e Peter Sellers para o papel de Dr. Lao. Outro nome considerado foi o de Dick Van Dyke (Mary Poppins). O diretor chegou até mesmo a pensar em uma sequência para o filme, que nunca foi feita.

Tony Randall e Barbara Eden também estrelaram juntos nesse mesmo ano Um Gênio Entrou Lá em Casa (1964), um filme que foi uma grande influência para a sitcom Jeannie é um Gênio (1965) de Barbara Eden, que estrearia no ano seguinte. Tony começou sua carreira no cinema em 1957. Aos 37 anos, o ator estrelou ao lado de Jayne Mansfield na comédia O Grande Sucesso de Rock Hunter (1957). Entre 1959 e 1964, Randall completou um bem sucedido trio com Doris Day (1922 – 2019) e Rock Hudson (1925 – 1985) em três comédias clássicas Confidências à Meia Noite (1959), Volta Meu Amor (1961) e Não Me Mandem Flores (1964). Na década de 1970 fez grande sucesso na televisão, tornando-se conhecido pelo papel em O Estranho Casal, que lhe rendeu o prêmio Emmy. Randall morreu no NYU Medical Center, de pneumonia, que contraiu após uma cirurgia coronariana feita em dezembro de 2003, e foi sepultado no Westchester Hills Cemetery. Mais do que sete faces, Randall mostrou uma infinidade de tipos ao longo de quase 5 décadas no cinema e na TV. O filme pode ser adquirido em DVD no site da Linestore, link abaixo:

https://www.linestore.com.br/tony-randall-as-7-faces-do-dr-lao-p174

Deixe um comentário