PERFIL OSCAR 24:  CILLIAN MURPHY

Por Adilson Carvalho

A premiação de Cillian Murphy no Globo de Ouro e no BAFTA, pelo papel de protagonista em Oppenheimer (2023), foi a celebração digna e merecida do talento deste ator e músico irlandês com passagens pelo teatro, cinema e televisão. DE 2013 a 2022 viveu o papel principal de Thomas Shelby, papel inicialmente pensado para Jason Statham, na aclamada série de televisão da BBC Peaky Blinders, sobre uma gangue criminosa em Birmingham durante o período pós-Primeira Guerra Mundial. O ator de 47 anos começou sua carreira artística como vocalista, pianista e compositor de uma banda de rock, e não demorou a atuar no teatro, em curtas-metragens e filmes independentes. Seus primeiros passos no cinema foram em Disco Pigs (2001), Extermínio (2002), na comédia dramática Breakfast on Pluto (2005), pela qual foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator por seu papel de mulher trans , ganhando inclusive o Irish Film and Television Awards.

O papel em Oppenheimer na verdade é a 5ª colaboração do ator com o diretor Christopher Nolan, que inicialmente pensou no ator para o papel de Bruce Wayne em Batman Begins (2005), antes de lhe entregar o papel do vilão Espantalho, que repetiu em participação especial em Batman o Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Murphy esteve também na ficção científica A Origem (2010) e no drama de guerra Dunkirk (2017). Seus olhos expressivos fizeram do ator um psicopata assombroso em Vôo Noturno (2005) perseguindo Rachel McAdams em um avião.

Reservado em sua vida particular, ele professa falta de interesse pelo cenário das celebridades, achando a experiência do tapete vermelho “um desafio“. Murphy é casado com a artista plástica irlandesa Yvonne McGuinness, e têm dois filhos, Malachy, nascido em dezembro de 2005, e Carrick, nascido em julho de 2007. Ele e a sua família atualmente moram em Dublin, Irlanda. O ator afirma “Não crio polêmica, não durmo por aí, não saio e caindo bêbado”. Um ótimo ator sem dúvida e de admirável conduta.

Deixe um comentário