FELIZ ANIVERSÁRIO | LIZA MINNELLI

Por Adilson Carvalho

Liza Minnelli & Judy Garland (mãe e filha)

Atriz e cantora americana, que se tornou mundialmente conhecida por sua interpretação de Sally Bowles em Cabaret (1972). Liza Minelli  é filha da atriz Judy Garland e do diretor Vincent Minnelli,  foi premiada com o Oscar, Emmy, Grammy, Tony e com o Globo de Ouro, os cinco principais prêmios da indústria cinematográfica, televisiva, musical, teatral e jornalística dos Estados Unidos. Nascida em 12 de março de 1946, em Los Angeles, sendo batizada com o mesmo nome da canção Liza (All the Clouds’ll Roll Away) dos compositores americanos George Gershwin (1838-1937) e Ira Gershwin (1896-1983). Nos anos 80 a atriz enfrentou problemas com álcool e medicações, além de ter passado por um divorcio e três abortos espontâneos. Em 1994, ela passou por uma cirurgia para implantação de uma prótese de quadril e em  1997, ela teve que fazer uma cirurgia nas cordas vocais. Devido a uma encefalite grave, ela foi hospitalizada em outubro de 2000, dependendo temporariamente de uma cadeira de rodas nos meses seguintes e enfrentando distúrbios de fala. Com tantos desafios assim, Liza Minnelli ainda carrega em seu espírito a chama de um talento que deixou sua marca no mundo do showbizz. Em celebração vamos conferir alguns de seus papéis mais marcantes.

Com Dudley Moore em Arthur – O Milionário Sedutor (1980)

Cabaret (1972). Na Alemanha, durante a ascensão do nazismo, Sally (Minnelli) uma cantora e dançarina estadunidense se envolve ao mesmo tempo com um professor inglês (Michael York)  e um nobre alemão (Helmut Griem). Ela trabalha no Kit Kat Klub, de Berlin, sob tensão constante das ameaças dos nazistas do início dos anos 30, em shows que têm como mestre de cerimônias o personagem de Joel Gray. Mas sua grande aspiração é receber um convite da UFA (grande estúdio de cinema alemão, espécie de Hollywood da época). Musical de Bob Fosse, que deu Oscar de melhor atriz para Liza Minnelli, interpretando uma personagem baseada em uma pessoal que existiu de verdade.

Os Aventureiros do Lucky Lady (1975). Em 1930, durante a era da Lei Seca, dois aventureiros (Gene Hackman e Burt Reynolds) se arriscam a bordo do navio Lucky Lady para contrabandear bebidas alcoólicas, com a ajuda da dançarina Claire (Minnelli). As coisas ficam complicadas quando os dois homens se apaixonam por ela.

Cabaret

New York New York (1977). No mesmo dia em que termina a 2ª Guerra Mundial o músico Jimmy (Robert De Niro) encontra a cantora Francine (Liza Minelli). Eles iniciam um romance e uma parceria artística, que vive momentos turbulentos enquanto eles buscam o sucesso. Apesar da icônica canção, imortalizada na voz de Frank Sinatra, o filme de Martin Scorcese não foi nas bilheterias.

Arthur – O Milionário Sedutor (1981). Arthur (Dudley Moore) é um rico herdeiro, sempre bêbado, irresponsável e sem ambições, que está à beira da falência. Por esta razão, ele decide casar com Susan, a quem não ama. Mas tudo muda quando ele encontra Linda (Minnelli), uma garota pobre, aspirante à escritora que trabalha como guia turística, e por quem fica apaixonado. A belíssima canção tema de Christopher Cross levou o Grammy e o Golden Globe de melhor canção original.

New York New York

Arthur 2, o Milionário Arruinado é uma sequência tardia dirigida por Bud Yorkin com Dudley Moore e Liza Minnelli reprisando seus papéis. Na história Arthur Bach (Moore), que sempre teve tudo do bom e do melhor, graças à sua ótima situação financeira perde toda sua fortuna. Completamente falido, a vida de ambos muda de rumo. No lugar de Christopher Cross, Chris DeBurgh com a igualmente bela canção Love is my Decision.

Deixe um comentário