IN MEMORIAN: BARBARA RUSH (1927-2024)

Equipe Cinema Com Poesia

Barbara Rush, a atriz vencedora do Globo de Ouro pelo filme A Ameaça que Veio do Espaço (It Came from Outer Space) em 1953, morreu neste domingo (31) aos 97 anos, informou a Fox News. A notícia foi confirmada pela filha da atriz, que diz que a mãe morreu “pacificamente” durante a madrugada deste domingo, em casa.

Barbara contracenou com alguns dos protagonistas mais emblemáticos de Hollywood, incluindo Paul Newman, Rock Hudson, Dean Martin, Marlon Brando, Frank Sinatra e Richard Burton.

Barbara Rush e seu primeiro marido, Jeffrey Hunter. O casal se separou em 1955 e da união tiveram um filho, Christopher.

Nascida a 4 de janeiro de 1927 em Denver (Colorado), era uma das últimas sobreviventes da Hollywood clássica da era de ouro do cinema. Aos 10 anos de idade, já se apresentava em teatro na Califórnia e, quando cursou a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, foi premiada como a melhor atriz por seu desempenho como “Birdie” na peça The Little Foxes (Pérfida). Contratada pela Universal em 1950, ela foi considerada uma estrela promissora do estúdio.

Barbara com James Mason em DELÍRIO DE LOUCURA (1955) de Nicholas Ray

Em 1954, Barbara e o seu então marido Jeffrey Hunter (1926-1969) estiveram no Brasil, para o I Festival Internacional de Cinema em São Paulo, a convite de Jorge Guinle (1916-2004) trouxeram também o filho e, apesar de ser uma estrela ainda pouco conhecida na época, fez bastante sucesso junto à imprensa local, que elogiava seu “talento e versalidade” e a “aparência suave e doce”.

Com Kirk Douglas em O NONO MANDAMENTO de Richard Quine

Entre seus filmes de destaque estão Delírio de Loucura (1955), de Nicholas Ray, como a esposa sofrida de James Mason, um professor viciado em cortisona; O Nono Mandamento (1960), de Richard Quine, como a esposa traída de Kirk Douglas que a troca por Kim Novak; Robin Hood de Chicago (1964) de Gordon Douglas, fazendo a parte feminina dos Rat Pack com Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davies Jr: e Hombre (1967) de Martin Ritt, western de primeira categoria com Paul Newman e Richard Boone.

Como Nora Clavícula, rendendo Yvonne Craig (Batgril) em um episódio da terceira temporada de BATMAN, em 1968

Barbara também foi muito atuante na TV, e entre seus trabalhos mais notáveis para a telinha estão como Nora Clavícula, a vilã da terceira temporada da série Batman (1966-1968) e a Mulher Biônica (1977). Seu último trabalho como atriz foi na série Sétimo Céu (1997-2007), aparecendo regularmente como a avó  da família Camden.



Deixe um comentário