Por Adilson Carvalho
Para quem foi adolescente nos anos 80, como eu, dançamos ao som de thriller na voz de Michael Jackson, jogamos Atari e nos apaixonamos por uma garota de rosa shocking chamada Molly Ringwald. Claro que curtimos a década de 80 adoidado enquanto as meninas suspiravam por Rob Lowe. Se você que está lendo este artigo sabe do que estou falando, então fez parte de uma geração representada nas telas por filmes que falavam da adolescência, encenados por um talentoso elenco na casa dos 20 anos, e que ficou conhecido como Brat Pack – um trocadilho com o famoso Rat Pack de Frank Sinatra nos anos 50 e 60.

O termo foi criado pelo jornalista David Blum, do New York Magazine, que ao acompanhar o ator Emilio Estevez para fazer uma matéria sobre o ator, filho mais velho de Martin Sheen, acabou entrando em contato com os demais atores com quem Estevez fizera amizade e que despontavam no cenário hollywoodiano da época. Blum foi pejorativo na matéria, e desagradou bastante aos atores, mas o termo se popularizou e nomeou uma série de filmes, principalmente os que traziam roteiro e / ou direção de John Hughes. O elenco reunia nomes como Rob Lowe, Anthony Michael Hall, Molly Ringwald, Emilio Estevez, Judd Nelson, Andrew McCarthy, Ally Sheedy, Jon Cryer, James Spader, Demi Moore, e até mesmo o celebrado Robert Downey Jr. Os roteiros eram sensíveis por tocarem nos conflitos de todas uma geração carente de ideais, cínica e com todos as idas e vindas sentimentais diante do futuro incerto. Se Friends explorou tudo isso nos anos 90, o Brat Pack fundamentou as bases para que o jovem fosse levado a sério em seus anseios, medos e esperança.

Nesse ano em que completamos 40 anos do lançamento de Gatinhas & Gatões (Sixteen Candles), vamos rever todos os filmes desse memorável ciclo que fez uma geração inteira formar um clube com muito mais que cinco, um do qual vamos sempre lembrar o resto de nossas vidas. A partir desta semana vamos cobrir filme a filme, viajar aos bastidores e relembrar os bons tempos do Brat Pack. Esteja aqui no cinemacompoesia ainda esta semana para começar com Vidas Sem Rumo (The Outsiders) de Francis Ford Coppola, e em seguida seguiremos com Gatinhas & Gatões, Clube dos Cinco, A Garota de Rosa Shocking, O Rei da Paquera, Mulher Nota 1000, O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas, Alguém Muito Especial, Manequim e Sobre Ontem à Noite. Viva os anos 80 !!!!!