Por Adilson Carvalho

Dirigido por Francis Ford Coppola, adaptando o romance de 1967 homônimo, de S. E. Hinton, Vidas Sem Rumo foi uma história emocionante encenada por um elenco de então jovens atores, que ganhariam o estrelato ao longo da década, estabelecendo a gênese do assim chamado Brat Pack. C. Thomas Howell (que recebeu o Young Artist Award), Rob Lowe, Emilio Estévez, Matt Dillon, Tom Cruise, Patrick Swayze, Ralph Macchio e Diane Lane, todos saindo de fato da adolescência, com exceção de Swayze com 29 e Ralph Machio com 23.

A história se passa nos anos 60, na pequena cidade de Tulsa, Oklahoma, Ponyboy Curtis (Howell), garoto sensível e sonhador, é o caçula de uma família formada ainda pelos seus irmãos, por Darrel Curtis (Swayze) e Sodapop Curtis (Lowe). Os três órfãos e membros da gangue Greases, possuem uma convivência adversária com uma outra gangue chamada Socs, tendo muitas brigas intensas entre ambos. Também fazem parte da gangue Dallas Winston (Dillon), o mais durão de todos, que já esteve na prisão, Keith “Two-Bit” Mathews (Estevez), Steve Randle (Cruise) e Johnny Cade (Machio), tímido e sensível, vindo de uma família problemática. A maioria dos Greasers tenta vencer e amadurecer enfrentando os Socs, mas nem todos eles pensam assim. Estes então procuram outras jornadas para conseguir sua maturidade e independência, indo de pequenas poesias à sacrifícios dolorosos.
:max_bytes(150000):strip_icc()/MCDOUTS_EC012-d35d4b60bdcb4bb0b742320939e4fcc2.jpg)
Nicolas Cage, sobrinho de Coppola, chegou a se trancar em um quarto por semanas como laboratório para o papel de Dallas, mas foi recusado pelo diretor, que ainda o ofereceu o papel de Keith “Two-Bit” Mathews. Revoltado, Cage abandonou o projeto e Coppola deu o papel para Emilio Estevez, filho do ator Martin Sheen, com quem Coppola fizera Apocalipse Now (1979). O filme foi um grande sucesso, e Coppola decidiu imediatamente adaptar outro romance da escritora S.E. Hinton, O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish). A autora começou a escrever o romance em que o filme se baseia quando tinha apenas quinze anos, terminando-o quando tinha dezesseis e finalmente publicando o quando ela tinha dezessete. Ela acompanhou de perto todo o processo de filmagem, aconselhando Coppola. Infelizmente, o estúdio cortou cerca de 22 minutos do filme, constando importantes passagens do livro, só sendo restaurados quando Coppola conseguir realizar sua versão do diretor para lançamento em home video em 2003, para a comemoração dos 20 anos de lançamento do filme. O filme foi lançado em 25 de março de 1983 e foi um início promissor para todos os membros do Brat Pack, e mesmo aqueles que, como Patrick Swayze e Diane Lane, não fizeram parte oficialmente do grupo, mas deixaram seu talento marcado para o público.
No próximo artigo, na segunda feira vamos aos bastidores de Gatinhas e Gatões.