Por Adilson Carvalho
Com a chegada do dia São Jorge estreia já nesta quinta a primeira produção sobre o lendário santo guerreiro. Para quem preferir o final de semana prolongado para rir um pouco, Octaviano Costa vem de Vidente Por Acidente. Os maiores destaques no circuito comercial vão para o futuro distópico protagonizado por Wagner Moura e Kirsten Dunst Guerra Civil e um filme de terror protagonizado por uma vampira adolescente. Vamos às estreias:

ABIGAIL. EUA 24. Dir: Matt Bettinelli-Olpin & Tyler Gillett. Com Melissa Barrera, Dan Stevens, Alisha Weir, Kevin Durand, Giancarlo Esposito. Kathryn Newton. Terror. Releitura do longa-metragem A Filha do Drácula (1936) feita pelos mesmos diretores de Pânico (2022) e Pânico 6 (2023). Um grupo de criminosos sequestra uma bailarina de 12 anos (Weir), filha de um homem rico e influente, para receber um resgate de 50 milhões de dólares. No entanto, com o passar das horas no cativeiro do sequestro, eles logo descobrem que a garota, chamada Abigail, é uma vampira poderosa capaz de matar todos eles. O filme é bem sangrento e violento, e traz a irlandesa Alisha Weir, de 15 anos, com destaque principalmente nas cenas de ação realizadas 95% pela própria.

GUERRA CIVIL (Civil War) EUA 24. Dir: Alex Garland. Com Wagner Moura, Kirsten Dunst, Caillee Spaeny. Ação. Produção original do estúdio A24 do mesmo diretor de Ex Machina – Instinto Artificial (2015), Aniquilação (2018) e Men: Faces do Medo (2022). As filmagens ocorreram nas cidades de Atlanta e Filadélfia, nos EUA, e em Londres, na Inglaterra. A história mostra um futuro próximo e distópico no qual os Estados Unidos mergulharam em uma violenta guerra civil tomando proporções gigantescas por todos os estados. Nesse contexto, uma equipe de jornalistas arrisca suas vidas e viaja pelo país correndo contra o tempo para chegar em D.C. antes que facções rebeldes consigam ir até à Casa Branca.

VIDENTE POR ACIDENTE. Bra 24. Dir: Rodrigo Van Der Put. Com Octaviano Costa, Evelyn Castro, Jamilly Mariano. Comédia. Do mesmo diretor de Detetive Madeinusa (2021), Juntos e Enrolados (2021) e do recente Dois é Demais em Orlando (2024). O arquiteto Ulisses (Costa), de 40 anos, está descrente de sua carreira e seus talentos, então decide visitar um coach que promete encontrar a verdadeira vocação das pessoas. Após tomar um chá misterioso oferecido pelo profissional, ele descobre que ganhou poderes premonitórios e agora é capaz de ver, com apenas um toque, a vocação das outras pessoas.

CLUBE ZERO. (Club Zero). EUA 24. Dir: Jessica Hausner. Com Mia Wasikowska, Amir El-Masry, Camila Rutherford, Florence Baker. Drama. Uma professora, chamada Sra. Novak (Wasikowska), começa a trabalhar em uma escola de elite e cria um profundo vínculo com 5 de seus alunos, a quem ensina regras rígidas de autocontrole, como o jejum. Contudo, essa relação acaba tomando um rumo perigoso com a criação de um clube fanático e completamente obcecado.

JORGE DA CAPADÓCIA. Bra 24. Dir: Alexandre Machafer. Com Alexandre Machafer, Cyria Coentro, Roberto Bomtempo, Ricardo Soares, Miriam Freeland, Augusto Garcia, Antônio Gonzalez, Roney Villela, Adriano Garib, Charles Paraventi, Milton Lacerda, Silvio Matos, Robson Maia, Miguel Mareli Lesqueves e Louise Clós. Primeira produção cinematográfica sobre o popular santo guerreiro chega às telas às vésperas do dia 23 de abril, data em sua homenagem. Produzido, dirigido e protagonizado por Alexandre Machafer, o filme nos leva a 303 D. C., quando após ter vencido mais uma grande batalha, Jorge (Machafer) é condecorado como novo capitão do exército, enquanto o Imperador Diocleciano (Bomtempo) inicia sua última grande perseguição aos cristãos no império romano. Diante de tantas crueldades sofridas pelo povo, e a pressão para que se rendam aos deuses cultuados no império, Jorge, vive seu maior desafio ser fiel à sua fé e as suas convicções.

E A FESTA CONTINUA. (Et La Fête Continue !) FR 24. Dir: Robert Guediguian & Serge Valletti. Com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérad Meylan. Drama. O longa, do mesmo diretor de As Neves do Kilimandjaro (2011), fez parte da seleção oficial da Festa Del Cinema Di Roma 2023. Na história, no bairro de Marselha, na França, uma mulher chamada Rosa ( Ascaride) é a alma da comunidade, dividindo seu tempo entre a família, as políticas locais e seu trabalho de enfermeira. Porém, Rosa começa a perder o encanto pela vida ao se aproximar da própria aposentadoria. Tudo muda quando conhece Henri (Darroussin) e percebe que nunca é tarde para realizar novos sonhos.