DEMOLIDOR 60 ANOS | AS VERSÕES LIVE ACTION

Por Adilson Carvalho

A primeira adaptação live action do homem sem medo foi para a TV como coadjuvante do Incrível Hulk no telefilme O Julgamento do Incrível Hulk (The trial of the Incredible Hulk) de 1989, dirigido pelo próprio Bill Bixby (1934-1993). A intenção da Universal TV era fazer do filme um piloto para uma série estrelada pelo Demolidor, o que acabou nunca acontecendo. Na história, Matt Murdock, vivido pelo ator Rex Smith, astro da série oitentista Moto Laser (Street Hawk), se alia ao Dr. Banner (Bixby) contra o sindicato do crime liderado pelo terrível Rei do Crime, alcunha do empresário corrupto Wilson Fisk (John Rhys Davis). No filme, os produtores resolveram mudar o clássico uniforme vermelho do Demolidor para um todo preto, contrariando bastante o icônico Stan Lee (1922-2018). Este tem uma participação especial como capataz do júri na sequência do sonho, sendo assim a sua primeira participação especial numa adaptação da Marvel Comics, o que se tornou uma tradição nos filmes do MCU. Não há Foggy Nelson, nem Elektra, Karen Page ou qualquer outro personagem coadjuvante do Demolidor aparecendo no filme. Outra mudança desagradável foi feita pelos tradutores do filme que na época trocaram Demolidor por Audacioso. Sem comentários !!.

A primeira adaptação séria do herói cego foi realizada em 2003 por Mark Steven Johnson para a 20th Century Fox, bem no início do novo boom dos filmes do gênero, embora ainda pouco antes da formação do universo interligado do MCU. Bebendo da fonte das histórias de Frank Miller, o filme cometeu alguns erros graves como o de condensar um arco de histórias bem longo em um único filme de cerca de 1 hora e 43 minutos, deixando rasa a abordagem psicológica dos personagens, ponto alto das hqs de Frank Miller. Além disso o vilão Mercenário vivido pelo ator irlandês Collin Farrell ficou por demais caricata. O elenco trazia Ben Affleck como Matt Murdock / Demolidor, Ellen Pompeo como Karen Page, Jon Favreau como Foggy Nelson (pouco depois ele iniciaria o MCU dirigindo o filme do Homem de Ferro), Michael Clarke Duncan como Wilson Fisk / Rei do Crime, Joe Pantoliano como o repórter Ben Urich e Jennifer Garner (De Repente 30) como Elektra. Como fã da personagem, Ben Affleck fez questão de ler todos os livros de banda desenhada do Demolidor como preparação para o seu papel. Também teve de usar lentes de contato muito fortes, que lhe bloqueavam a maior parte da visão, como forma de simular a cegueira do personagem. O filme foi massacrado por público e crítica na época enterrando qualquer pretensão de sequência. Stan Lee, que criou o personagem, e escreveu seu título entre 1964 e 1969, fez a sua participação especial como o homem que o jovem Matt Murdock impede de atravessar a rua. O filme também homenageou outros artistas da Marvel como Kirby, o assistente de laboratório interpretado por Kevin Smith. que escreveu o título no arco O Diabo da Guarda, o Padre Everett batizado de Bill Everett, o artista original do Demolidor, além de outros personagens com os nomes de Gene Colan, John Romita, Gil Kane e Brian Michael Bendis, todos artistas que trabalharam o Demolidor em fases distintas.

Entre 2015 e 2018, a Netflix firmou contrato com a Marvel (antes da compra desta pela Disney) para adaptar personagens do segundo escalão da editora como Jessica Jones, Punho de Ferro, Luke Cage e … Demolidor, vivido por Charlie Cox. Este quis participar na série assim que leu o roteiro apresentado por seu agente. Nas hqs , o jornal para o qual Ben Urich (Vondie Curtis-Hall) trabalha é o Clarim Diário, mas na série, o jornal para o qual trabalha é o fictício New York Bulletin já que os direitos autorais de tudo relacionado ao Homem Aranha pertencem à Sony. Charlie Cox, que até então nunca tinha tido contato com os quadrinhos do herói, realiza muitas de suas próprias acrobacias básicas, mas as mais perigosas são coreografadas por seu dublê Chris Brewster. As três temporadas mergulham no tom dark proposto pela Frank Miller com liberdades maiores que as versões anteriores do homem sem medo. O sucesso foi absoluto e a série só não continuou na Netflix devido ao fim do contrato com a Marvel. Essa é a primeira vez, desde O Julgamento do Incrível Hulk (1989), que o personagem Wilson Fisk/The Kingpin é interpretado por um ator branco (Vincent D’Onofrio). Roscoe Lee Browne deu voz a ele em Homem-Aranha (1994) e Michael Clarke Duncan o interpretou em Demolidor – O Homem sem Medo (2003). A nova série do Demolidor tem lançamento previsto para 2024 no Disney+, mas após suas mudanças a data de estreia pode não ser mais garantida. Charlie Cox retorna como Matt Murdock, o Demolidor; Vincent D’Onofrio interpreta novamente o Rei do Crime, e Jon Bernthal reprisará o papel de Justiceiro. Nada mal para um personagem que já foi desacreditado, quase cancelado, mas sabe renascer e enfrentar o futuro como um homem sem medo.

Deixe um comentário