Por Adilson Carvalho
A principal estreia da semana é O Dublê, com Ryan Gosling repetindo o papel que foi de Lee Majors na clássica série Duro na Queda. Mas a primeira semana de maio ainda traz comédia, suspense e documentário para cada um escolher o que prefere. Vamos às estreias:

O DUBLÊ (The Fall Guy) EUA 2024. Dir: David Leitch. Com Ryan Gosling, Emily Blunt, Aaron Taylor Johnson, Teresa Palmer, Winston Duke. Ação. Adaptação da clássica série oitentista que era estrelada por Lee Majors. A nova versão vem como uma movimentada fita de ação comandada pelo mesmo diretor de Trem Bala (2023) e John Wick De Volta Ao Jogo (2014), sendo ele próprio um ex dublê. O projeto da adaptação existia desde 2010 e já teve os nomes de Tom Cruise e Dwayne Johnson atrelados ao papel de Colt Seavers, vivido afinal por Ryan Gosling. No filme, após um acidente que quase acabou com sua carreira, um dublê precisa descobrir o paradeiro de um astro de cinema desaparecido, desmascarar uma conspiração e tentar reconquistar o amor de sua vida (Emily Blunt), enquanto ainda faz seu trabalho diário. Durante a cena do meio do crédito, os policiais que aparecem são interpretados pelo elenco original da série Lee Majors e Heather Thomas.

FÉRIAS TROCADAS. Bra 2024. Dir: Bruno Barreto. Com Carol Castro, Edmundo Filho, Klara Castanho, Matheus Costa. Comédia. Do mesmo diretor de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), O Beijo no Asfalto (1981), Última Parada – 174 (2008) e Crô – O Filme (2013). José Eduardo (Filho), conhecido como Zé, é o proprietário de uma escolhinha de futebol que ganhou uma viagem para Cartagena em uma rifa e levará a esposa (Castro) e a filha blogueira (Castanho). Enquanto isso, outro José Eduardo, conhecido como Edu (Filho), é um empresário bem sucedido que decide tirar férias com a esposa e o filho influenciador. Os nomes iguais acabam gerando uma confusão, na qual o simples Zé é enviado para o hotel de luxo, enquanto o glamoroso Edu acaba em uma pousada de baixo custo.

A TEIA (Sleeping Dogs) EUA 2024. Dir: Adam Cooper. Com Russell Crowe, Tommy Flanagan, Karen Gillian, Elizabeth Blackmore. Suspense. Roy Freeman (Crowe) é um ex-detetive de homicídios que passa por um tratamento de última geração para Alzheimer. Logo após os procedimentos, ele é chamado para reexaminar um brutal caso de assassinato de décadas atrás. Lutando contra os problemas da memória, Roy pede a ajuda de um ex-colega de trabalho ( Flanagan) para investigar novamente um condenado ao corredor da morte que está preso há dez anos alegando inocência. O surgimento de novos elementos revela uma teia de mentiras maior do que Roy poderia algum dia imaginar.

GUADALUPE MÃE DA HUMANIDADE (Guadalupe Madre de la Humanidad) ESP 2024. Dir: André Garrigo e Pablo Moreno. Documentário. Há 500 anos, a Virgem Maria apareceu ao índio mexicano Juan Diego, se tornando, desde então, a santa Nossa Senhora de Guadalupe, que leva milhares de fiéis consigo todos os dias. O documentário mostra reconstituições históricas, aparições da Nossa Senhora, que aconteceram em 1531, no México, apresentando muitos testemunhos emocionantes.