Por Adilson Carvalho

No início da década de 80, Lee Majors era um dos astros mais populares da Tv, tendo estrelado Big Valley entre 1965 e 1969 e O Homem de Seis Milhões de Dólares entre 1973 e 1978. Inspirado no filme Hopper O Homem das Mil Façanhas (1978) estrelado por Burt Reynolds, a série foi criada por Glen A. Larson, o mesmo de séries como A Super Máquina e Galatctica. Lee Majors chegou a trabalhar ocasionalmente como dublê em seu início de carreira, e voltou a ser sucesso para uma nova geração no papel de Colt Seavers, um dublê veterano em Hollywood, que para complementar a renda entre um trabalho e outro, vive como caçador de recompensas, perseguindo fugitivos da lei. Inicialmente, os executivos da televisão estavam receosos de fazer um programa sobre um dublê que trabalha como investigador particular. Ao seu lado o primo Howie Munson (Douglas Barr) e a bela Jody Banks (Heather Thomas). A iniciante Heather Thomas, tornou-se símbolo sexual na época, com seu papel de aprendiz de dublê. Durante a primeira temporada da série Colt recebe seus casos de Samantha “Big Jack” (Jo Ann Pflug), oficial do tribunal. Entre a segunda e a quarta temporada, o contato era a belíssima Terri Shannon (Markie Post), que tornou-se tão popular que a atriz saiu na 5ª temporada para estrelar sua própria série Night Court. Em seu lugar entram Nedra Volz e Robert Donner.

Os produtores não estavam muito confiantes no projeto, mas mudaram de ideia quando ouviram uma fita demo de Lee Majors cantando “The Unknown Stuntman“, que se tornou a canção da abertura da série. A letra inclui a frase “I’ve been seen with Farrah” (Fui visto com Farrah), uma referência à ex-esposa de Majors, a estrela de As Panteras Farrah Fawcett, que faz uma rápida aparição no final do episódio piloto. A letra ainda menciona astros consagrados como Robert Redford e Clint Eastwood. lembrando que é o trabalho dos dublês que faz os astros parecerem tão perfeitos em cena. A caminhonete de Colt ficou extremamente conhecida e virou brinquedo da Graslite, uma picape GMC 4×4 do início dos anos 80 – especificamente uma Rounded-Line 1981 GMC K-2500 Wideside – com uma elevação de seis polegadas e pneus off-road Dick Cepek de 37 polegadas montados em uma roda cromada de 16 polegadas no estilo wagon. E

Uma verdadeira homenagem ao trabalho dos dublês, vários episódios mostram cenas de gravação de filmes, realizados nos estúdios da 20th Century Fox, mostrando o outro lado da magia cinematográfica. Também virou marca registrada da série as participações de vários astros da TV e do cinema como Richard Burton, Robert Wagner, Stewart Granger, Roy Rogers (o Rei dos Cowboys), Lindsay Wagner (a eterna Mulher Biônica), Cyd Charisse (atriz de vários musicais clássicos), Lou Ferrigno (o Incrível Hulk), Tom Selleck ( o Magnum) entre outros. Algumas destas participações foram hilárias como ver o ex herói biônico tomar um soco de Lou Ferrigno e ficar desacordado, ou Lee Majors vestido de mulher e encontrando Tom Selleck. A série foi também o primeiro trabalho de atriz de Priscila Presley no episódio #35 (2º temporada). Já na 4º temporada (episódio 74) Colt resolve um caso se juntando aos atores Barry Newman, Mike Connors e William Conrad, que viveram por anos os detetives de Tv Petrocelli, Mannix e Cannon. Duro na Queda estreou no Brasil pela Rede Globo ocupando inicialmente a grade de programação das terças, em revezamento semanal com Casal 20. Depois foi transferido para as tardes de domingo, e ainda mais à frente na Sessão Aventura. Na década de 90, a série chegou a ter sua primeira temporada reprisada pela Rede Manchete, depois no canal FX as duas primeiras temporadas. No auge dos lançamentos de séries em DVD, Duro na Queda não foi comercializada no Brasil, infelizmente. Quem sabe, com o sucesso do filme estrelado por Ryan Gosling, a série original possa ganhar uma reprise. Seria uma boa oportunidade para a nova geração descobrir o que fez Redford um astro.