TV CULT | O PLANETA DOS MACACOS A SERIE

Por Adilson Carvalho

Ron Harper, Roddy McDowell e James Naughton

Na virada dos anos 60 para 70 a franquia Planeta dos Macacos havia se tornado uma das mais populares. Cinco filmes haviam sido produzidos para o cinema e o público parecia querer mais. A 20th Century Fox decidiu então migrar para a TV com a saga baseada no romance de Pierre Boulle. A saída para a questão de cronologia, depois dos eventos mostrados no último filme A Batalha do Planeta dos Macacos (1973), foi simplesmente situar a ação em outra linha do tempo, no ano de 3085 a partir da chegada de dois astronautas ao planeta. Assim, os humanos Alan Virdon (Ron Harper, falecido em março) e Peter Burke (James Naughton) sao perseguidos pela sociedade símia, mas conquistam amizade do chimpanzé Galen (Roddy MacDowell). O trio vive a a cada episodio a mesma premissa que a igualmente clássica serie O Fugitivo (1963/1967). Embora não tenha sido creditado, Rod Serling (roteirista do filme de 1968) escreveu o tratamento original e dois roteiros propostos para essa série, essencialmente criando o formato básico dos episódios. Entretanto, seu enredo se distanciou muito do filme original. Os humanos da serie são capazes de falar e vivem alguns em co-existência com os símios, mesmo que dominados por estes. Outra diferença é que a casta militar da sociedade símia muitas das vezes se sobressai mais do que os orangotangos cientistas liderados pelo Dr. Zaius, agora vivido pelo ator Booth Colman. O grande vilão da serie é o General Urko (Mark Lenard,  que viveu o pai de Spock em Star Trek).

Foto de bastidores

Roddy McDowell se tornou o único ator dos filmes originais a participar da serie, mas trocando os personagens Cornelius / Cesar pelo simpático  Galen. A linha narrativa envolvendo o disco magnético no primeiro episodio acabou sendo abandonado pelos roteiristas do programa e o público começou a se cansar da estrutura episódica que trazia o trio em fuga, resolvendo um problema local, resgatando frequentemente um deles que era capturado, e ao final sempre sendo perseguidos pelos soldados símios de Urko. Apesar disso a série alcançou altos índices de audiência no Reino Unido e também quando exibida no Brasil inicialmente pela Rede Globo nas noites de segunda. A emissora exibiu todos os 14 episódios da série e os reprisou tempos depois em outros horários. Nos bastidores da CBS, os produtores  chegaram a cogitar chamar Gene Roddenberry (criador de Star Trek) para atuar como consultor dos roteiros que deveriam continuar a série, com mais oito episódios escritos mas nunca filmados para o final da primeira temporada. A série foi cancelada devido aos baixos índices de audiência, antes que Roddenberry pudesse fazer qualquer coisa. Também chegaram a cogitar chamar Kim Hunter para repetir o papel de Dra Zira, mas tampouco houve tempo. Parte do motivo do fracasso da série nos Estados Unidos foi o fato de ela ter sido exibida em um horário noturno, sexta-feira à noite – 20h, considerado na época um período de baixa audiência.

Mark Lenard e Booth Colman

No Brasil, a série foi dublada nos estúdios da Tecnisom com as vozes de Antônio Patiño (Ron Harper), Ionei Silva (James Naughton), Rodney Gomes (Roddy McDowell), Pietro Mário (Booth Colman) e Milton Luiz (Mark Lenard). Em 1980, a 20th Century Fox, ainda para lucrar com a série, lançou cinco filmes de compilação usando dez dos quatorze episódios originais, e chamaram Roddy McDowall para filmar algumas cenas adicionais. Alguns episódios eram de fato muito bons como The Legacy em que Peter e Alan descobrem uma mensagem holográfica de cientistas de seu próprio tempo, que pode ajudá-los a descobrir o que aconteceu com seu mundo; The Deception em que Galen, Virdon e Burke fazem amizade com uma chimpanzé chamada Fauna (Jane Actman), a filha cega de um macaco amigo dos humanos que foi morto por um bando de macacos vigilantes conhecidos como Dragoons. Sem saber que Burke é humano, Fauna se apaixona por ele e The Trap em que Peter e Urko são enterrados vivos, no subsolo, em uma antiga estação de metrô de São Francisco durante um terremoto. Ambos são forçados a trabalhar juntos, enquanto acima do solo, Galen e Alan tentam descobrir uma maneira de ajudar Burke, com a ajuda de vários soldados gorilas. Lamentavelmente a Disney, dona dos direitos da franquia, nunca disponibilizou a série em seu streaming e há muito tempo esta não tem uma exibição pela TV, tornando-a desconhecida do grande público que poderia apreciar, apesar das limitações da produção, uma história que no passado popularizou ainda mais a obra de Boulle e seu apelo incontestável de nos fazer refletir sobre a natureza humana, e assim nos descobrir também como macacos, em uma sociedade não tão diferente da mostrada na série.

Deixe um comentário