VILÕES DO SUPERMAN QUE PODERIAM APARECER NO NOVO UNIVERSO DC

Por Adilson Carvalho

Todos sabemos que Lex Luthor é o maior inimigo do Superman, mas o personagem tem uma galeria de antagonistas bem extensa e ainda não aproveitada em termos de versões live action. Com a proximidade do filme de James Gunn, vamos aproveitar e conferir alguns desses malfeitores que os quadrinhos trouxeram à continuidade do último filho de Krypton.

#8. BRAINIAC. O vilão é um dos grandes vilões do Superman e esteve cotado para aparecer na sequência não realizada de Homem de Aço (2013) com Henry Cavill. Vril Dox, um alienígena de Colu, é um “colecionador” amoral que trata mundos e culturas inteiras como coisas a serem possuídas. Ele frequentemente enfrentava o herói em Super-Homem: A Série Animada (1996). Geralmente é visto pilotando uma “nave-caveira”, que pode ser adaptada para criar o efeito visto na primeira imagem do Super-Homem. Sua primeira aparição foi em Action Comics #242 (Julho de 1958).

#7 SOLARIS. Estreando na minissérie DC One Million, publicada em 1997, o vilão é representado como um sol vivo que causou uma espécie de paradoxo de predestinação nessa história. Mais tarde, ele apareceu na série histórica All-Star Superman (também escrita por Grant Morrison), na qual se afirmava que ele havia travado muitas batalhas contra o Superman. Ao lutar contra os descendentes do Superman, Solaris ironicamente acabou se tornando depois um aliado deles vários séculos depois. Como a imagem divulgada por James Gunn mostra um desenho similar a Solaris atacando a Terra, sua inclusão no filme poderia ser esperada afinal.

#6. MONGUL. Este é um dos inimigos alienígenas mais poderosos do Super-Homem, e seu poder é geralmente retratado como sendo maior do que o do Homem de Aço. Sua primeira aparição nas hqs foi em DC Comics Presents #27 (November 1980). Tirano despótico do Mundo Bélico, ele gosta de ver os outros lutando até a morte em jogos de gladiadores. Com ele governam seu filho (também chamado Mongul e um inimigo comum da Tropa dos Lanternas Verdes) e sua irmã, Mongal. A inclusão de Mongul permitiria que um inimigo ameaçasse fisicamente o Super-Homem sem ser outro kryptoniano e sem usar o clichê da kryptonita. Da mesma forma, o Mundo Bélico pode ser parte do que é visto na primeira imagem do filme.

# 5. SUPERCYBORG. Hank Henshaw foi apresentado como um fã do Super-Homem, que perdeu sua humanidade em um evento cósmico que repete de forma sombria a história de origem do Quarteto Fantástico. Mais tarde, ele retornou como o Super-Homem Ciborgue, um dos quatro substitutos após a morte do verdadeiro Homem de Aço. Combinando uma força incrível com o controle da tecnologia, o Super-Homem Ciborgue representa um inimigo mortal que perverteu o brasão da Casa de El. Sua inclusão no filme poderia criar o evento aparentemente cósmico visto na primeira imagem. Por outro lado, é improvável que James Gunn use esta linha narrativa já que isso recriaria o plot de Batman v Superman: A Origem da Justiça (2016), em que a morte do Super-Homem encenada aos troncos e barrancos. Nos quadrinhos, sua primeira aparição como Hank Henshaw humano foi em The Adventures of Superman #465 (May 1990), e como SuperCiborgue foi em The Adventures of Superman #500 (June 1993).

#4. GENERAL ZOD. O vilão é um dos inimigos mais icônicos do Super-Homem, imortalizado na tela grande por Terrence Stamp e Michael Shannon. Zod, um guerreiro implacável que não medirá esforços para restaurar o legado de Krypton, personifica tudo aquilo contra o que o Superman luta. Sua morte em O Homem de Aço (2013) também foi particularmente controversa, e talvez Gunn não tenha planos de repetí-lo novamente como ameaça global, especialmente depois do fiasco The Flash de 2023, onde Zod fez sua última aparição. Nos quadrinhos surgiu em Adventure Comics #283 (abril de 1961)

#3. PARASITA. Existem várias versões desse vilão, criado por John Ostrander inicialmente para enfrentar o heróis Nuclear. Por isso, o personagem apareceu pela primeira vez em Firestorm #41 (abril de 1987), antes de enfrentar o Superman em várias histórias, e sendo muito popular nos episódios de Superman The Animated Series (1997). O vilão surgiu ao ser exposto a material radioativo após uma explosão de laboratório, um humano comum se torna um parasita vampírico. Parasita se alimenta de energia viva, deixando apenas o corpo ressecado de mortais com um simples toque. Mas, quando se vê diante de Superman, Kal-El se torna um delicioso banquete para o vilão.

#2. BIZARRO. Outro vilão que possui mais de uma versão é Bizarro, publicado pela primeira vez em Superboy #68 (October 1958). Existem diversas versões sombrias do Superman, mas nenhuma é tão cativante quanto Bizarro. Na versão pre crise ele vem de um outro planeta, e na versão pós Crise nas Infinitas Terras (The Man of Steel #5 de dezembro de 1986) foi reinventado por John Byrne como um clone de Superman criado por Lex Luthor e Doutor Teng. O problema é que ele não se tornou idêntico ao material original. À primeira vista, Bizarro pode parecer apenas bizarro, mas a verdade é que o personagem é capaz de se tornar uma máquina de destruição. Ele só precisa da motivação certa para isso

#1. DARKSEID. O personagem foi criado pelo genial Jack Kirby em Superman’s Pal Jimmy Olsen # 134 (novembro de 1970) e , embora não tenha sido criado oficialmente para enfrentar o Homem de Aço, Darkseid é conhecido por lutar contra o Super-Homem. Supõe-se que ele seja muito mais forte do que o kryptoniano, sendo Darkseid o mais poderoso e cruel dos Novos Deuses. Governando o mundo de Apokolips, ele é uma grande ameaça que geralmente requer toda a Liga da Justiça para ser derrotada. Ao mesmo tempo, ele pode funcionar como a verdadeira ameaça sugerida na primeira imagem do Super-Homem. A explosão no céu pode ser a própria Apokolips ameaçando a Terra. Poderia ser outro tipo de satélite ou dispositivo usado por Darkseid que torna sua presença conhecida. O personagem foi mal aproveitado no papel mínimo no Universo Estendido da DC anterior, sendo mencionado, anunciado, mas jamais dando o ar de sua graça.

Deixe um comentário