Por Leandro “Leo” Banner

Quando um violento separatista mata todos os adultos a bordo da nave-colônia USS MONTGOMERY viajando pelo espaço profundo, cabe a VALARIE, a inteligência artificial que regula o lugar, ajudar as crianças ali abandonadas a sobreviverem. Mas elas estão sendo perseguidas por perigosas forças cujos objetivos não estão muito claros… Conseguirá VALARIE se tornar algo mais do que o que fora originariamente programada para ser?
Essa é a sinopse de SENTIENT – CONSCIÊNCIA ARTIFICIAL, publicação da editora Panini Comics que traz integralmente a série SENTIENT (originalmente publicada em 6 edições) numa única edição em capa dura e interior em papel couchê com preço de capa de R$ 62,90 (havendo a possibilidade de encontrar com bom desconto no próprio site da editora ou na Amazon), sendo meu primeiro contato com uma obra do badalado roteirista JEFF LEMIRE (que já escreveu para Marvel, DC e criou o grande sucesso da atualidade SWEET TOOTH) com a bela arte de GABRIEL WALTA! Trata-se uma boa trama de ficção-científica sem maiores complexidades ou pretensões, mas que nos apresenta uma trama ágil, razoavelmente bem estruturada e, em certo ponto, comovente, pois nos leva a testemunhar a evolução e o aprendizado de uma inteligência artificial forçada (na falta de uma palavra melhor) a se tornar algo além daquilo para o qual fora originalmente programada.

A arte de Gabriel Walta é boa, com traços grossos e precisos, detalhando o necessário na medida certa ao entregar boas sequências de imagens e situações sem decepcionar! SENTIENT possui também uma boa fluidez na história graças à objetividade do texto, o que nos permite ler toda a série de uma única vez em aproximadamente 30 minutos, e isso não chega a comprometer a satisfação da leitura! Ainda assim, não vá esperando uma obra de grande magnitude nem algo indispensável ou uma obra-prima, apenas uma boa história capaz de entreter por alguns instantes, cuja leitura eu recomendaria sem maiores pretensões !
Artigo escrito originalmente para o Instagram TERRITÓRIO NEUTRO, atualizado para o CCP em 05/05/2024.
Nota: 2,7/5
Vida longa e próspera e até a próxima!🖖🏻