Por Adilson Carvalho

Uma dos grandes nomes do cinema é a atriz, cineasta e ativista humanitária americana Angelina Jolie. Estreou no cinema ao lado de seu pai, Jon Voight, em Lookin’ to Get Out (1982) quando ainda tinha 7 anos. Como uma figura pública, Jolie é citada como uma das pessoas mais influentes e poderosas na indústria de entretenimento americana, bem como a mulher mais bonita do mundo, em escolha da revista People em 2006, e por vários meios de comunicação, os quais a consideram um símbolo sexual. Jolie testemunhou pela primeira vez os efeitos de uma crise humanitária enquanto filmava Lara Croft: Tomb Raider (2001) no Camboja, que estava devastado por uma guerra, uma experiência que ela falou ter trazido uma maior compreensão sobre o mundo. Ao terminar as gravações do filme e voltar para casa, contatou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para obter informações sobre lugares problemáticos em âmbito internacional. Para saber mais sobre as condições nessas áreas, ela começou a visitar campos de refugiados ao redor do mundo. Em fevereiro de 2001, fez sua primeira visita a um campo de refugiados, uma missão de dezoito dias para Serra Leoa e Tanzânia. Desde outubro de 2008, copreside a Kids in Need of Defense (KIND), uma rede de escritórios de advocacia americanos que prestam assistência jurídica gratuita a menores não acompanhados em processos de imigração para os Estados Unidos. Em janeiro de 2011, ela oficializou a Jolie Legal Fellowship, uma rede de advogados que são patrocinados para defender a continuidade dos direitos humanos em seus países de origem. Seus advogados membros, chamados Jolie Legal Fellows, têm facilitado os esforços da proteção infantil no Haiti após o terremoto de 2010 e promovido o desenvolvimento de um processo democrático inclusivo na Líbia após a revolução de 2011. Hoje completando 49 anos, vamos lembrar cinco títulos estrelados pela estrela, e descobrir onde assistir.

#1. Garota Interrompida (1999). Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de Transtorno de Personalidade Limítrofe ou “borderline”. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos dois anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa Rowe (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Georgina (Clea Duvall) e Polly (Elizabeth Moss), com o intuito de retomarem suas vidas. Angelina levou o Globo de Ouro e o Oscar de melhor atriz coadjuvante para casa por seu papel de Lisa. Disponível no Apple TV.
#2. A Troca (2008). Dirigida por Clint Eastwood, o filme nos conduz ao ano de 1928, em Los Angeles. Angelina vive Christine Collins, uma mãe solteira, que chega em casa e descobre que seu filho Walter desapareceu. Cinco meses depois, ela recebe a notícia que ele foi encontrado em Illinois. Porém, para sua surpresa, o garoto que chega de trem não é seu filho. Autoridades enfrentam suas alegações e seu aliado vê o caso como sua chance para expor a corrupção do governo e da polícia de Los Angeles. Uma atuação fantástica da atriz. Disponível na Max.

#3. Na Terra do Amor e do Ódio (2011). Estreia de Angelina Jolie na direção em filme em que também acumula as funções de produtora e roteirista em uma história de amor que se passa durante a Guerra da Bósnia. Danijel (Goran Kostic), um soldado lutando pelos sérvios, conhece Ajla (Zana Marjanovic), uma bósnia que se torna prisioneira no campo em que ele supervisiona. Em meio a este cenário, os laços entre eles tornam-se ambíguos e sua aliança torna-se incerta. Disponível no Prime Video.
#4. Malévola (2014). Um dois maiores sucessos comerciais da atriz vivendo a bruxa do conto clássico da bela adormecida, visto por uma nova ótica. Malévola, uma jovem de coração puro, vive em um pacífico reino na floresta. Um dia, um exército invasor ameaça a harmonia da região e ela se transforma na mais feroz protetora do reino. No entanto, uma terrível traição a transforma em uma mulher amarga e vingativa. Como consequência, ela amaldiçoa Aurora (Elle Fanning), sua filha recém-nascida. Mas, aos poucos, Malévola percebe que a criança é a chave para a paz no reino e para sua verdadeira felicidade também. Ganhou uma sequência de impacto menor em 2019. Disponível no Disney +.

#5. Os Eternos (2021). Produção do Marvel Studios, Jolie treinou com várias espadas, lanças e cajados para o papel, além de fazer balé para viver a guerreira capaz de formar qualquer arma com energia cósmica e membro de uma raça de seres imortais que viveram durante a antiguidade da Terra, moldando sua história e suas civilizações enquanto batalhavam os malignos Deviantes. Disponível no Disney +.