Por Adilson Carvalho

Os 150 anos da Imigração italiana e o centenário do lendário Marcello Mastroianni (A Doce Vida, 8 1/2) serão celebrados no 10º Santos Film Fest em programação no Cine Arte Posto 4 , localizado na Orla da Praia de Santos, próximo ao Canal 3, em sessões gratuitas nos dias 22, 24, e 26 de junho. Entre os filmes exibidos o público poderá assistir :
Um Dia Muito Especial (22/6 – 21 horas), de Ettore Scola. Em Roma, 6 de maio de 1938, enquanto a cidade celebra a visita de Hitler a Mussolini, dois vizinhos bastante diferentes se conhecem: a dona de casa Antonietta (Sophia Loren), casada com um militante fascista e mãe de seis filhos, e o radialista homossexual Gabriele (Marcello Mastroianni). Ao longo do dia, eles vivem uma densa relação humana, compartilhando seus dramas e esperanças. A sessão será seguida de um bate-papo com o escritor Flávio Viegas Amoreira.
Ladrões de Bicicleta (23/6 – 18:30), de Vittorio De Sica. Clássico do neo-realismo Italiano sobre homem desempregado (Lamberto Maggiorani) eufórico quando finalmente encontra trabalho colocando cartazes pela cidade de Roma, destruída pela guerra. Sua esposa Maria (Lianella Carell), vende os lençóis da família para resgatar a bicicleta de Antonio da loja de penhor, para que ele possa aceitar o trabalho. Porém, o desastre ataca, quando a bicicleta de Antonio é roubada.
Noites de Cabíria (24/6 – 16 horas), de Federico Fellini. Uma prostituta eternamente otimista, com um coração de ouro, conhece uma estrela de cinema e um homem que se diz apaixonado por ela.
A Doce Vida (26/6 – 21 horas), de Federico Fellini. Em Roma, no início dos anos de 1960, o jornalista Marcello vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado por um vazio existencial, frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida