HQ TERRITÓRIO NEUTRO |SOCIAL FICTION por CHANTAL MONTELIER

Por Leandro “Leo” Banner

Sabe aquela música ou filme que deixa você pensativo ao final? É exatamente o que acontece quando se termina de ler SOCIAL FICTION da Editora COMIX ZONE, edição que traz um compilado de três histórias – WONDER CITY, SHELTER e 1996 – com preço de capa no valor de R$ 84,90 publicadas originalmente pela seminal MÉTAL HURLANT entre os anos de 1976 e 1983! As histórias são escritas e ilustradas por CHANTAL MONTELLIER, considerada uma das mais importantes artistas francesas de quadrinhos dos últimos tempos, que com seu texto crítico e por muitas vezes ácido – e por que também não dizer perturbador? – leva o leitor a refletir sobre muitos aspectos do que acontece à nossa volta, a rever convicções e conceitos arraigados em nosso íntimo, bem como a experimentar novas perspectivas sobre velhas questões que se impõem na nossa rotina e sobre o que ocorre no MUNDO de uma forma geral, mesmo que a história se passe num abrigo de um shopping center! E o mais impressionante disso tudo é que essas histórias começaram a ser publicadas há mais de 40 anos, e permanecem perfeitamente atuais em pleno século 21! A apresentação do título chama a obra de MONTELLIER de “lúcida e premonitória”, e não poderia ser mais acurada! Não obstante a narrativa fluida e a arte singela, utilizando-se de traços mais grossos na composição das cenas, SOCIAL FICTION apresenta três situações distintas onde a única constante é a opressão, principalmente aquela que se pretende justa e necessária para o bem comum!

Inspirando-se em obras de ficção científica que retratam um futuro distópico como o romance 1984 de George Orwell e a pérola cinematográfica METROPOLIS de 1927 dirigida por FRITZ LANG, SOCIAL FICTION é o tipo de quadrinho para se refletir a respeito, não devendo ser visto como uma história de consumo fácil nem palatável num primeiro momento, sobretudo por nos brindar com tramas que em cada releitura sempre acrescenta uma maior compreensão e percepção de detalhes que eventualmente podem ter passado despercebidos numa primeira leitura, justamente por possuírem várias camadas que merecem ser descortinadas e descobertas. A despeito do tom claramente enviesado do texto de Chantal – o que revela muito de seus pensamentos e convicções políticas, ainda que em nenhum momento ela tente convencer o leitor de que seu posicionamento é melhor ou superior àqueles que pensam de forma diversa – contrariando as expectativas nesse sentido, é possível perceber uma contundente e inevitável crítica de MONTELLIER até mesmo ao que a própria artista eventualmente considera como “ideal” na sua visão de mundo.

A editora Comix Zone! nos brinda com uma bela edição, com capa dura e interior em papel pólen bold (um offset amarelado com boa gramatura) e vem se mostrando mais uma excelente opção para quem tem sede e necessidade de boas histórias que vão além do mainstream! Não sem razão foi a ganhadora do troféu HQMix de Melhor Editora do ano de 2023.

Recomendo!

Avaliação: 4/5.

Vida longa e próspera e até a próxima!🖖🏻

Deixe um comentário