Por Paulo Telles e Adilson Carvalho

O ator Donald Sutherland morreu, aos 88 anos, nesta quinta-feira (20), em Miami. A notícia foi confirmada pelo filho, o também ator Kiefer Sutherland, nas redes sociais. “Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixe intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”. – declarou Kiefer.

Sutherland ganhou um Oscar honorário pelo conjunto da obra em 2018, e também tinha no currículo uma estatueta do Emmy (por Cidadão X, de 1995), duas do Globo de Ouro (Cidadão X e Bastidores da Guerra, de 2003), e um Critics Choice Awards (por The Undoing, de 2021).

Donald Sutherland é considerado um dos atores mais marcantes e prolíficos de Hollywood, carreira iniciada no fim da década de 1950, participando de peças teatrais, cinema e televisão. Ele participou de filmes icônicos como MASH”e Orgulho e Preconceito e da franquia Jogos Vorazes. Um de seus trabalhos mais recentes foi pela TV na minissérie Bass Reeves, Homens da Lei, em 2023. Ele deixa sua esposa, Francine Racette e os filhos Roeg, Rossif, Angus, Kiefer e Rachel, além de inúmeros admiradores de seus trabalhos pelo mundo. O ator tinha quatro netos.

Um “Camaleão Imprevisível”
Paulo Telles – Crítico do Blog Cine Retro BoaVista
https://cineretroboavista.blogspot.com/
Um camaleão imprevisível capaz de passar da excentricidade para sutileza. Era assim definido Donald Sutherland, nascido em 1935 em New Brunswick, Canadá. Diplomou-se na Universidade de Toronto e Lamda, chegando ao teatro na Escócia em 1958.

Marcado por uma aparência magricela e sinistra, as vezes meio apalermada, retratou de fato um tipo desses no clássico de Robert Aldrich – Os Doze Condenados de 1967, interpretando um dos doze sujos que partem para uma missão de heroísmo bélico. O papel o fez ser notado em Hollywood, e não demorou foi para personagens mais sedutores, como o amante de Julie Christie em Inverno de Sangue em Veneza, de 1973. Seus inúmeros papéis variavam entre estes estilos, até mesmo para sujeitos grotescos, como o fascista de 1900 (de 1977) de Bernardo Bertolucci.

Donald Sutherland é lembrado por uma variedade de desajustados mais suaves, como o anárquico Hawkeye em MASH (1970), e o hippie fora de cenário que se junta a Clint Eastwood e Telly Savalas em plena II Guerra em Guerreiros Pilantras (1970). Foi um detetive melancólico em Klute, o Passado Condena (1971) ao lado de Jane Fonda.
Sutherland ainda se destacou de forma soberba e impressionante em papéis pequenos, como em JFK de 1991 e Assédio Sexual, em 1994. É inesquecível seu papel como o bom pai de Timothy Hutton no comovedor Gente como a Gente, filme dirigido por Robert Redford em 1981. Enfim, Donald Sutherland será eterno na memória de todos os fãs da Sétima Arte, e em nossas reprises pessoais.

Dono de Uma Carreira Fabulosa
Por Adilson Carvalho – Crítico
Um dos grandes nomes do cinema americano, o ator Donald Sutherland nos deixou nesta quinta-feira, (20/06) aos 88 anos. Dono de uma carreira fabulosa a frente das telas, Donald esteve recentemente na franquia Jogos Vorazes, o papel do vilanesco presidente Snow. Lembro muito de Donald em filmes que assisti na TV como Os Doze Condenados (1967), M.A.S.H (1970), Klute o Passado Condena (1971) , Inverno de Sangue em Veneza (1973), Casanova de Fellini (1976), A Águia Pousou (1976), O Buraco da Agulha (1981) é muitos outros. Trabalhou com diretores de renome como Federico Fellini, Alan J. Pakula, Robert Redford (com quem fez Gente como a Gente, Oliver Stone (com quem fez JFK A Pergunta que Não Quer Calar), Clint Eastwood (com quem fez Cowboys do Espaço), entre outros. Contracenou com fantásticas atrizes como Jane Fonda, Julie Christie, Mary Tyler Moore, Vanessa Redgrave e muitas outras. Donald é pai do também ator Kiefer Sutherland, o Jack Bauer de 24 Horas (2001). Apesar de ter sido grande fã da série e de nunca ter perdido um episódio. No entanto, ele recusou uma oferta para interpretar o pai distante de Jack Bauer, Phillip Bauer, que apareceu na sexta temporada da série, e o papel foi para James Cromwell.Por ser muito alto, Sutherland há muito tempo tem o hábito de se inclinar para que possa se encontrar com outros atores olhos nos olhos. UM GRANDE ATOR. Que sua passagem seja em paz.