Por Adilson Carvalho e Paulo Telles

A estreia de Donald Sutherland no cinema foi em um papel pequeno no clássico de terror britânico As Quatro Profecias do Dr. Terror, ao lado dos lendários Christopher Lee e Peter Cushing em 1965. Dai integrou o elenco de cerca de 200 produções, e embora seja reconhecido como um dos melhores de sua geração, nunca ganhou um Oscar com exceção de um prêmio honorário da Academia em 2018. Em vez de falarmos aqui de seus trabalhos mais recentes, incluindo o presidente Snow da franquia Jogos Vorazes, vamos rever alguns dos outros trabalhos deste versátil ator. Aqui na lista seguem em que streaming você pode achá-los.
#1. OS DOZE CONDENADOS (1967). Donald Sutherland foi notado por Hollywood pelo papel de Vernon Pinkley, um sujeito desmiolado e apalermado que é prisioneiro de guerra de uma penitenciária da Inglaterra durante a II Guerra Mundial, convocado com outros onze presos para uma missão bélica e suicida: destruir um armazém de munições localizado em um castelo na Alemanha. Caso sejam bem-sucedidos na missão, Pinkley e os outros onze sujos, terão suas penas comutadas, com sentenças que variam de 20 anos a pena de morte. Escrito pelo consagrado Nunnaly Johnson e dirigido pelo lendário Robert Aldrich, o filme desfaz o mito do herói combatente, e mostra que a guerra, que ao mesmo tempo pode tornar psicopatas soldados inocentes, redime e glorifica justamente aqueles cujo impulso de destruição criminosa é punido pela sociedade em tempos de paz. Além de Sutherland, um elenco all-star lidera o espetáculo – Lee Marvin, Charles Bronson, Ernest Borgnine, John Cassavetes, Telly Savalas, Clint Walker, Jim Brown e Robert Ryan. Disponível na Apple TV

#2. M.A.S.H (1970). Donald interpreta o Capitão Hawkie Pierce comandante de uma unidade militar médica durante a Guerra da Coréia. Robert Altman disse que, durante as filmagens, Elliott Gould e Donald Sutherland foram juntos ao estúdio e queixaram-se de que Altman estava a filmar demasiado as personagens secundárias. Pediram que ele fosse retirado do filme, mas o estúdio recusou. Depois de o filme estar concluído e receber os seus elogios, apenas Elliott Gould confessou o assunto a Altman. Como resultado, ele recebeu papéis em outros filmes de Altman, enquanto Robert Altman nunca mais escalou Donald Sutherland. Disponível na Oldflix.

#3. OS GUERREIROS PILANTRAS (1970). Comédia de Guerra, com Sutherland interpretando Oddball, um soldado hippie em plena II Guerra Mundial, que junto com os amigos Kelly (Clint Eastwood) e Big Joe (Telly Savalas) organiza o roubo de 14 mil barras de ouro que os alemães esconderam em um banco na França. Disponível na Apple TV

#3. KLUTE O PASSADO CONDENA (1971). O ator é o policial John Klute, que sai do interior para Nova Iorque procurar um amigo desaparecido. No meio das investigações, ele conhece uma prostituta que teve contato com o homem que ele procura. Os dois se apaixonam e ela passa a ser perseguida por um estranho assassino. Sutherland e Fonda desenvolveram uma relação romântica, que durou até cerca de junho de 1972. Ele foi o seu par na cerimónia de entrega dos Oscars, quando ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz por este filme. Disponível na Apple TV.

#4. CASANOVA DE FELLINI (1976). O filme acompanha vários episódios da vida do libertino Giacomo Casanova, que colecionava seduções e proezas sexuais no continente europeu, no século XVIII. Federico Fellini afirmou que escolheu Donald Sutherland, que precisou usar uma prótese no nariz e no queixo e raspar a parte da frente do cabelo, porque o ator tinha “os olhos de um masturbador”. Disponível no Looke.

#5. Á AGUIA POUSOU (1976). Sutherland vive o terrorista irlandês Liam Devlin nesta adaptação do romancista britânico Jack Higgins sobre um plano nazista para matar o primeiro ministro britânico Winston Churchill. No filme o ator divide a cena com Michael Caine, Robert Duvall, Jenny Agutter e Treat Williams. Disponível na Apple TV.
#6. INVASORES DE CORPOS (1978). Donald vive Mathew Bennell, um dos últimos humanos a resistir a uma invasão alienígena, saída do livro de Jack Finney, que já havia gerado o filme Vampiros de Almas (1957). O ator insistiu em fazer as suas próprias acrobacias no clímax do filme. As suas cenas na fábrica de cápsulas foram filmadas sem arneses ou redes. Na cena em que uma bola de fogo irrompe da fábrica, Sutherland por pouco não a apanhou. No entanto, um figurante falhou a sua deixa e ficou gravemente ferido com a explosão. O final do filme é fantástico em termos de impacto e foi gravado sem que a atriz Veronica Cartwright soubesse seu desfecho. Disponível no Prime Video.

#7. GENTE COMO A GENTE (1980). Estreia de Robert Redford na direção, premiado com vários Oscars incluindo para melhor filme e atriz para Mary Tyler Moore, esposa do personagem de Donald, ambos vivendo uma crise depois do suicídio do filho mais velho. Em uma cena, Donald Sutherland gaguejou ligeiramente que descreve a morte do seu filho. Essa gaguez foi um acidente, mas ao ver as filmagens diárias, o realizador Robert Redford achou que era perfeita e decidiu usá-la. Disponível no Prime Video.

#8. O BURACO DA AGULHA (1981). O ator interpreta um espião nazista atuando disfarçado de inglês. O filme foi realizado e lançado cerca de três anos depois de o romance homónimo do autor Ken Follett ter sido publicado pela primeira vez em 1978. O romance foi o primeiro best-seller de Follett, com mais de três milhões de cópias vendidas antes da produção do filme. Disponível no Prime Video.

#9. ASSASSINATO SOB CUSTÓDIA (1989). Realizado como uma denuncia do regime do Aparthaid, Donald vive um professor sul africano que desperta para a realidade de abusos em seu país, e contrata um advogado, interpretado por Marlon Brando, para ajudá-lo quando todos lhe viram as costas. Foi o primeiro filme americano dirigido por uma mulher negra, Euzhan Palcy. Disponível no Prime Video.
#10. CONDENAÇÃO BRUTAL (1989). O ator chegou a ser indicado a pior ator coadjuvante no Framboesa de Ouro por seu papel como diretor de presídio que tortura o prisioneiro vivido por Sylvester Stallone. Disponível no Oldflix.
#11. JFK A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR (1991). O épico de Oliver Stone que investiga a conspiração por trás do assassinato do presidente Kennedy tem Donald Pleasance no papel do misterioso X, um informante que traz muitas respostas e perguntas ao promotor Jim Garrisson (Kevin Costner). O monologo de Donald leva cerca de 16 minutos e é de extrema importância para o desenrolar do filme. Disponível no Star +.
