Por Adilson Carvalho

Acreditem, mas houve uma época em que fora das salas de cinema, a única forma de assistir filmes era pela televisão. Ainda não tínhamos videocassete, internet para download nem streaming ou qualquer outra forma. Rede Globo e SBT rivalizavam a atenção dos telespectadores com a oferta dos títulos mais recentes, que precisavam respeitar uma janela para exibição, ou seja, um período entre a exibição nas telas e sua exibição pela TV. Tubarão, de 1975, só seria exibido pela primeira vez em setembro de 1984, O Poderoso Chefão 2, de 1974, em setembro de 1986, A Primeira Noite de um Homem, de 1968, em setembro de 1985 e o clássico da era de ouro de Hollywood E O Vento Levou, de 1939, somente em setembro de 1983. Quando Jo Soares deixou a Globo e foi para o SBT, a Rede Globo ocupou as noites de segunda feira com a sessão Tela Quente, reduzindo a janela de exibição para filmes mais recentes. A estreia da Tela Quente movimentou muitas familias a se reunir de frente para a TV as 21:30 para assistir blockbusters que marcariam a cultura pop.

A Tela Quente estreou em 7 de março de 1988 exibindo o inédito filme Star Wars: Episode VI – o Retorno de Jedi.Naquele mês, também foram exibidos os filmes Os Caçadores da Arca Perdida (14/3) Rocky III (21/3) e Alien, o Oitavo Passageiro (28/3). A esses se seguiram títulos como Tudo Por Uma Esmeralda, Comando Para Matar, Star Trek 2 A Irã de Khan , Star Trek 3 A Procura de Spock, Inimigo Meu, comédias adolescentes como Porky’s, Admiradora Secreta, Curtindo a Vida Adoidado e muito mais.

Claro que o SBT não ficaria por baixo e trouxe pouco depois a sessão Cinema em Casa com a primeira exibição de Rambo Programado Para Matar na noite de sexta dia 26 de agosto 1988. O episódio curioso que houve é que a exibição de Rambo estava inicialmente programada para dia 17 de agosto mas a Globo passou na mesma data e horário Rambo 2 – A Missão anunciado com a chamada “Quem procura acha o Rambo na Globo” , provocando o SBT que usava na epoca o slogan “Quem procura, acha aqui”. Como Silvio Santos sempre foi uma raposa, decidiu naquele dia surpreender a emissora de Roberto Marinho com a exibição de um programa sertanejo transferindo a estreia de Cinema em Casa para o dia 26. Mas, ainda não havia acabado. No dia afinal a Globo, que exibia com sucesso a novela Vale Tudo no horário de 20: 30, resolveu esticar a novela com dois capítulos seguidos como forma de minar os planos da concorrente. Mas uma vez Silvio Santos surpreendeu congelando a imagem com um cartaz que dizia “Não se preocupe, quando terminar a novela da Globo, você vai ver: RAMBO“. E assim o maroto dono do SBT venceu a concorrência somente exibindo seu trunfo e inaugurando uma guerra de títulos cinematográficos, que quem ganhou foi o público. Embora o Cinema em Casa tenha mudado de horário já a partir do ano seguinte, o SBT ainda criou a sessão Festival de Filmes e trouxe pela primeira vez na TV brasileira a exibição de O Exterminador do Futuro, A Hora do Pesadelo, Loucademia de Polícia, 007 Nunca Mais Outra Vez, Starman, O Ano do Dragao e muito mais. Até que o mercado de Home vídeo se fortalecerem esse era o tom da guerra pela audiência de uma época que quem viveu lembrará bem.