Por Adilson Carvalho

Mercenário estelar (Star Wars), arqueólogo aventureiro (Indiana Jones),caçador de andróides (Blade Runner) ou policial honesto (A Testemunha), Harrison Ford foi o astro da década de 80, presente em vários blockbusters que hoje são clássicos. Na década de 90 repetiu o feito em papéis diversos como o Dr.Richard Kimble em O Fugitivo, o galante Linus Larabee de Sabrina, o advogado suspeito de Acima de Qualquer Suspeita, o presidente James Marshall (Força Aérea One) e o agente secreto Jack Ryan (Jogos Patrióticos / Perigo Real & Imediato) entre outros. Vamos celebrar a carreira deste icônico astro, que hoje completa 82 anos, com algumas curiosidades de sua carreira:

Antes de abraçar a carreira artística, Harrison Ford foi carpinteiro, atividade esta que ainda exerce como um hobby. Foi durante esta fase inicial de sua vida profissional que chamou a atenção de George Lucas para o papel de Han Solo em Star Wars Episódio IV Uma Nova Esperança (1977). Na época, Ford estava fazendo uma porta para Francis Ford Coppola quando encontrou Lucas pela primeira vez. Seu salário na época foi de meros 10 mil dólares, multiplicado com o sucesso de seus filmes a partir daí. Antes de Star Wars, Harrison teve pequenos papéis em vários filmes e séries de TV como Gunsmoke, O Homem de Virgínia, Mod Squad e Kung Fu, todas rodadas entre a segunda metade dos anos 60 e a primeira metade da década de 70.

O ator se inscreveu em aulas de teatro durante o período em que cursava a faculdade de filosofia. Também é apaixonado por aviação e pilota aviões e helicópteros como fez, dispensando dublês, em filmes como Seis Dias Sete Noites (1998) e Os Mercenários 3. Sempre diz que adora o personagem de Indiana Jones que interpretou em 4 filmes, começando em 1982 em Os Caçadores da Arca Perdida, e que reprisará em 2023 pela 5ª vez. O ator, contudo, não foi a primeira escolha para o papel que foi inicialmente pensado para Tom Selleck, que na época não ficou com o papel devido ao seu contrato com a série de Tv Magnum P.I.

O ator tem seu nome escrito no Guinness Book por ser o ator que gerou o maior lucro de bilheteria, o ator com o maior número de filmes que superaram os US$ 100 milhões nas bilheterias americanas, e também , em 2001, como o ator mais rico. Mas apesar de todo esse sucesso, só foi indicado ao Oscar em 1984 pelo papel de John Book em A Testemunha, também indicado ao BAFTA. Recusou os papéis de juiz Robert Wakefield de Traffic (2000) e Dr. Alan Grant de Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1994). O ator é um dedicado ambientalista, usando seu prestígio em prol da causa da preservação das espécies, e por isso já foi homenageado com seu nome atribuído a uma espécie de formiga e de aranha : Peidole harrisonfordi e Calponia Harrisonfordi, respectivamente. Em 2025 Harrison Ford estará presente em Capitão America : Admirável Mundo Novo, marcando sua estreia no Universo da Marvel.