FELIZ ANIVERSARIO | WILLEM DAFOE.

Por Adilson Carvalho

Um dos atores mais versáteis de sua geração, William James “Willem” Dafoe chega hoje aos 69 anos com uma carreira prolífica, quatro vezes indicado ao Oscar (três delas como coadjuvante e uma como ator principal). É até hoje o único ator a ter sido indicado ao Oscar por interpretar um vampiro, por seu papel como Max Schrek em A Sombra do Vampiro (2000). Seu primeiro nome, William, vem de seu pai, mas como não queria ser chamado de William Jr. ou Billy, entre os vários apelidos que recebeu desde a infância, preferiu usar Willem, do qual gostava, e manteve esse nome desde então. Escolhido como um dos “25 maiores atores do século XXI” pelo New York Times, em 25 de novembro de 2020. Esteve envolvido por décadas (desde 1977) com a diretora de teatro e atriz Elizabeth LeCompte, com quem teve o filho Jack Dafoe (hoje com 42 anos). Mais tarde, em 2005, ele se casou com a escritora e diretora italiana Giada Colagrande. vamos rever alguns de seus papéis mais marcantes, que são muitos a escolher, e curiosidades de sua fantástica carreira.

#1. Sargento Elias Grodin (Platoon) – 1986. Trabalhando com Oliver Stone, contracenando com Charlie Sheen e Tom Berenger, Willem fez um soldado sensível e humano em um cenário de horrores que reconstrói a experiência de seu diretor na guerra. Teve uma morte em cena extremamente impactante, que lhe garantiu indicações a vários prêmios. Curiosamente, de acordo com Oliver Stone, ele intencionalmente escalou Tom Berenger e Willem Dafoe invertendo os tipos que costumavam interpretar na época. Berenger era famoso principalmente por interpretar mocinhos, enquanto Dafoe havia interpretado principalmente vilões até então. Os dois atores foram indicados ao Oscar por seu trabalho.

#2. Jesus Cristo (A Última Tentação de Cristo) – 1988. Dirigido por Martin Scorcese, em uma versão polêmica da vida de Cristo, retratado de forma muito humana em sua jornada de pregação e das tentações sofridas até sua crucificação. Baseado no romance homônimo de Níkos Kazantzákis, publicado em 1951, e não no Evangelho. Willem Dafoe não conseguiu enxergar por três dias porque tomou muitos colírios para dilatar as pupilas de seus olhos sob a luz solar intensa para obter um efeito sobre-humano.

#3. Agente Ward (MIssissipi em Chamas) – 1988. Dafoe é dirigido por Alan Parker no papel de um dos agentes do FBI (ao lado de Gene Hackman) enviado para investigar o desaparecimento de jovens ativistas pelos direitos humanos, em um estado dominado pelo poder dos supremacistas da Klu Klux Khan. O filme foi muito polêmico quando foi lançado. Embora fictício, foi baseado em um caso real. Alguns críticos acharam que muitos fatos do caso real foram distorcidos ou omitidos. O personagem de Willem Dafoe, Alan Ward, é baseado no agente do FBI Joseph Sullivan da vida real. Tanto Dafoe quanto Sullivan nasceram em Wisconsin.

#4. Norman Osborn / Duende Verde (Homem Aranha) – 1992. Em 1989 Dafoe se candidatou ao papel do Coringa, que foi para Jack Nicholson. Três anos depois ficou com o papel de outro vilão icônico dos quadrinhos, o Duende Verde, arquiinimigo do popular Homem Aranha, no filme dirigido por Sam Raimi. Repetiu o papel em Homem Aranha 2 (1994) e Homem Aranha :Sem Volta Para Casa (2021). Para o primeiro filme, Dafoe realizou 90% das cenas de ação sem dublê, se equilibrando muito bem no planador do Duende Verde.

#5. Van Gogh (No Portal da Eternidade) – 2018. Pela sua atuação como o pintor Vincent Van Gogh, Willem Dafoe foi indicado na categoria Melhor Ator em Filme Dramático na cerimônia do Globo de Ouro 2019 e na categoria Melhor Ator Principal do Oscar 2019. Willem Dafoe tinha 62 anos quando o filme foi lançado, 25 anos a mais do que Vincent van Gogh, que morreu aos 37 anos.

Deixe um comentário