Por Adilson Carvalho

O retorno de Hugh Jackman ao papel de Wolverine parecia improvável depois do respeitável epílogo Logan (2017) de James Mangold. Mas o futuro alternativo de Logan não impedia que o personagem pudesse voltar como foi calorosamente recebido pelos fãs em Deadpool & Wolverine, de Shawn Levy, que chega aos cinemas nesta quinta (25/7) completando um recorde de 24 anos interpretando o mutante favorito dos fãs.

Quando era um ator desconhecido, Hugh Jackman não era a primeira escolha para o papel de Wolverine a integrar o elenco de X Men – O Filme (2000) de Bryan Singer, em uma época em que os heróis mutantes eram pertencentes à extinta 20th Century Fox. Dougray Scott era o ator inicialmente escalado para Wolverine, mas seu comprometimento com a realização de Missão Impossível 2, na qual fazia o vilão, o impediu de ficar com o papel e Jackman o substituiu. Cetra vez em uma entrevista, o ator hoje com 54 anos revelou que sua audição para o papel de Wolverine em X-Men, de 2000, durou “cerca de 20 segundos”. “Quando entrei naquela sala, eu tinha certeza de que não estava fazendo o papel”, disse Jackman. Hoje parece impossível imaginar outro que não Jackman para interpretar o personagem, dublado até agora pelo saudoso Isaac Bardavid (1931/2022), que nos deixou há pouco tempo. Jackman roubou a cena dos demais personagem eclipsando o Ciclope de James Marsden, que deveria de ser o protagonista da primeira aventura live action dos mutantes da Marvel.

Na sequência, X Men 2 (2003), também de Bryan Singer, colocou Wolverine no centro da trama e sua relação com o vilão Stryker (Brian Cox) impulsionou a narrativa por entre as memórias represadas do personagem. Novamente é Logan o centro da ação no decepcionante XMen 3 : O Confronto Final (2006) dirigido por Brett Ratner. Quando a Fox fez um reboot disfarçado levando os X Men para os anos 60 com versões mais jovens de Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender), Wolverine teve participação pequena em X Men Primeira Classe (2011) e X Men Apocalipse (2016) mas foi vital para X Men Dias de Futiro Esquecido (2014).

Em filmes solo Hugh Jackman começou no fraquissimo X Men Origens: Wolverine (2009) onde contracena com Ryan Reynolds em sua primeira aparicao como Wade Wilson, o Deadpool. Muitos fãs de quadrinhos ficaram insatisfeitos com a forma como Deadpool foi tratado nesse filme, inclusive o próprio Ryan Reynolds. A redefinição da linha do tempo dos X-Men em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014) finalmente permitiu que Reynolds fizesse Deadpool (2016) e Deadpool 2 (2018), que reimaginaram o personagem de forma muito mais próxima aos quadrinhos, além de criticar constantemente a encarnação anterior de X-Men Origens: Wolverine. Na sequencia esteve em dois ótimos filmes em Wolverine: Imortal (2013), livre adaptacao da minisserie Wolverine (1982) de Frank Miller e Logan (2017), ambos dirigidos por James Mangold. Esta ultima adaptada da hq Old Man Logan de Jeff Lemire e Ed Brisson, apresentando um possivel canto do cisne para o persoangem. Agora, mais uma vez vamos reencontrar Jackman pela primeira vez com o uniforme amarelo clássico das hqs. E pensar que em X Men O Filme parecia piada!