Por Adilson Carvalho
O maior destaque entre as estreias é o aguardado Deadpool & Wolverine, único filme do MCU previsto para esse ano. Animação brasileira e documentário chegam também às telas. Vamos aos detalhes:

Deadpool & Wolverine (Deadpool and Wolverine) EUA 2024. DIR: Shawn Levy. Com Ryan Reynolds, Hugh Jackman, Emma Corrin, Dafne Keen, Morena Baccarin, Aaron Stanford. Ação. Criado em 1991 por Rob Liefield e Fabian Nicieza no título The New Mutants #98, o mercenário tagarela como é popularmente chamado fez uma bilheteria de cerca de US$ 782 milhões em seu primeiro filme solo, dirigido por Tim Miller (2016). Claro que um segundo filme aconteceria em seguida e Deadpool 2 (2018), dirigido por David Leitch foi outro sucesso. Esse terceiro filme é o primeiro do personagem depois que a Disney comprou a FOX. Reynolds conseguiu convencer Hugh Jackman a voltar a fazer o papel de Wolverine depois de seu canto do cisne em Logan (2021). Na história os dois personagens precisam unir forças quando surge Cassandra Nova (Corrin), uma ameaça ao mutiverso. Dessa forma vários personagens de linhas temporais diferentes surgem nas telas como X23 (Dafne Keen, de Logan), Eletra (Jennifer Garner, Pyro (Aaron Stanford, de X Men 2 e 3) etc. Fiquem atentos para a cena pós crédito ao final seguindo a tradição do MCU e aproveitem já que esse é o único filme da Marvel para esse ano. O estúdio lida com o desgaste de sua fórmula e com seguidas bilheterias mornas ou insatisfatorias, logo Deadpool & Wolverine carrega o peso da responsabilidade de ser um divisor de águas entre as últimas e as próximas produções do estúdio.

Teca & Tuti: Uma Noite na Biblioteca. Bra 2024. Dir: Diego M. Doimo, Eduardo Perdido & Tiago M. A. Lima. Com Nany Assis, Pierre Bittencourt, Tarsila Amorim, Rodolfo Bonifácio. Animação. Teca é uma traça que vive com sua família dentro de uma caixa de costura de uma biblioteca. Ela tem um ácaro como bicho de estimação chamado Tuti e com eles, Teca vive feliz e com uma vida regada a jogos e festa. Certo dia, ela descobre o gosto para leitura e percebe que os livros não são objetos para comer, afinal, eles carregam muitas histórias.

Fausto Fawcett na Cabeça. Brasil 2022. Dir: Victor Lopes. Documentário. A obra do cantor, poeta e escritor Fausto Fawcett atravessa décadas com notável intensidade de versos cheios de trocadilhos e referências culturais em canções como “Katia Flávia, a Godiva do Irajá” e “Rio 40 graus”. Sua obra cruza fronteiras narrativas, filosóficas e temporais que desafiam a aventura humana. Partindo de Copacabana, o documentário desvenda a mente de um artista de notável verve poética, filosófica e mística que herdou dos pais, misturada com magias, politeísmos e referências como a atriz Farrah Fawcett, de quem pegou o sobrenome artístico.