PLAYLIST | DIA DO ESCRITOR NO STREAMING

Por Adilson Carvalho

Hoje comemorarmos o dia do escritor,  dia escolhido pelo ex-ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido, em 1960, para homenagear escritoras e escritores brasileiros. A escolha dessa data deve-se à realização do I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que ocorreu em 25 de julho de 1960.

#1. Macunaima (1969). Disponível na Globoplay. As aventuras de Macunaíma (Paulo José/Grande Otelo) o anti-herói preguiçoso e sem caráter, imaginado por Mario de Andrade em livro de 1928. Ele nasce negro no sertão, mas vira branco, vai para a cidade com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada. Em 2015 foi escolhido pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) como um dos 100 melhores filmes do cinema. No elenco ainda Dina Sfat, Jardel Filho, Joana Fomm e Milton Gonçalves, dirigidos por Joaquim Pedro de Almeida.

#2. Dona Flor & Seus Dois Maridos (1976/2017) Disponível no Telecine e no Prime Video. Publicado originalmente em 1966, a obra de Jorge Amado ja teve duas versões para o cinema e uma para TV com o papel de Flor vivido por Sonia Braga (1976), Giulia Gam (1998) e Juliana Paz (2017). Durante o carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho (José Wilker em 76, Marcelo Faria em 2017 e Edson Celullari na TV em 1998), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente. Sua mulher, Dona Flor, fica inconsolável, pois, apesar de ter vários defeitos, ele era um excelente amante. Algum tempo depois, ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça em 76, Marco Nanini em 1998 e Leandro Hassum em 2017), um farmacêutico que é o oposto do primeiro marido. Juntos, eles têm uma vida estável e tranquila, mas tediosa, até o dia em que o fantasma de Vadinho aparece na cama de Dona Flor. Bruno Barreto dirigiu o filme de 1976, a melhor das versões até hoje. Em 1983 fizeram uma versão americana chamada Meu Adorado Fantasma com Sally Field e James Caan.

#3. Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001). Disponível na Prime Video. O livro que inaugurou o Realismo no Brasil, saído da mente prolífica de Machado de Assis em 1880. Após ter morrido, em pleno ano de 1869, Brás Cubas (Petronio Gontijo / Reginaldo Farias)  decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos como Quincas Borba, de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.

#4. Guerra de Canudos (1996) Disponível no Apple TV+. Excelente filme de Sergio Rezende, baseado em fatos reais, por sua vez retratado em Os Sertões (1902), primeiro livro reportagem brasileiro narrando o episódio de Canudos. A guerra começa no Brasil. Antônio Conselheiro (José Wilker), um líder religioso, leva os trabalhadores rurais a lutarem contra as regras da opressão no final do século 19. No elenco Paulo Betti, Claudia Abreu e muito mais.

#5. Nosso Lar (2010 / 2024). Disponível  o Disney Plus. Baseado em livro de Chico Xavier, a jornada espiritual conta a história de um médico, André Luiz (Renato Prieto)  que passa por um despertar depois de sua morte. André Luiz teria se comunicado com Chico Xavier, contando sua história de dor e sofrimento em uma espécie de purgatório. O filme teve uma continuação lançada esse ano nos cinemas.

Deixe um comentário