Por Adilson Carvalho

Há 40 anos a Marvel apostou na expansão do título dos Vingadores, aproveitando-se do sucesso da minissérie Guerras Secretas. Os autores Roger Stern e Mark Gruenwald tiveram a ideia inicial dividindo a criação do título com os desenhos de Bob Hall, inicialmente em uma minissérie de 4 capítulos publicada entre setembro e dezembro de 1984 nos Estados Unidos. No Brasil, o arco foi publicado pela primeira vez como mix da revista O Incrível Hulk #69 (março de 1989).
Nas páginas do universo Marvel, por indicação do Visão (que era o líder dos Vingadores na época), uma segunda equipe dos Vingadores foi formada com a liderança do Gavião Arqueiro, composta por Harpia, Magnum, Tigresa e Homem de Ferro, sendo James Rhodes na armadura já que nessa época Tony Stark estava em crise de alcoolismo e sem condições de agir. Aos heróis se juntou o misterioso Mortalha na luta contra o poderoso Graviton. No ano seguinte, a equipe ganhou título mensal escrito por Steve Englehart e desenhado por Al Milgrom e Joe Sinnot. A editora Abril, na época, simplesmente se omitiu de publicar esse material, somente dando chance dos leitores brasileiros reencontrarem a equipe a partir de West Coast Avengers #42 (No Brasil Grandes Heróis Marvel # 38, dezembro de 1992) quando o canadense John Byrne começou a escrever e desenhar a revista. Nesta fase se juntaram à equipe Hank Pym, Vespa, Feiticeira Escarlate e Tony Stark, que já havia reassumido sua identidade heróica. Byrne virou tudo de cabeça pra baixo reformulando o Visão, e mais tarde trazendo de volta o Tocha Humana original.

Entre as histórias puladas pela abril estava o arco Lost in Space-Time (Perdido no Espaço-Tempo em tradução livre). No arco, os heróis são enviados em uma viagem ao passado e seus integrantes passando por grandes provações como as intenções suicidas de Hank Pym contrapondo com a religiosa Asa de Fogo. O mais polêmico desse arco foi o sequestro e estupro de Harpia pelo Cavaleiro Fantasma, que termina tragicamente com a heroína matando seu algoz, o que leva ao fim do casamento entre Gavião Arqueiro e Harpia. O título foi encerrado em janeiro de 1994 ao fim da saga Operação Tempestade Galática. Embora a equipe tenha tido uma nova encarnação entre 2018 e 2019, a série deixou boas lembranças nos leitores em sua criação e é notável a influência, por exemplo, da saga O Sequestro do Visão de Byrne na série WandaVisão (2002) por exemplo. Aguardemos para um dia que a equipe volte a ter maior nas histórias mais modernas.