Por Adilson Carvalho
HOJE comemoramos os 58 anos do ator Dean Cain, o 4º ator a interpretar o Superman. Para comemorar a data vamos lembrar de Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman, série estrelada por Cain na primeira metade dos anos 90, enquanto vamos saboreando as notícias sobre o vindouro Superman Legacy de James Gunn.

Seis anos haviam passado desde o último filme do Superman nos cinemas, ainda com Christopher Reeve, e oito anos desde que o personagem foi reformulado por John Byrne na mini série pós crise The Man Of Steel (1986). A Warner, proprietária da DC Comics, decidiu aprovar o projeto da roteirista e produtora Deborah Joy Levine de explorar o lado humano do herói, seguindo o reboot feito por Byrne. Outra inovação foi o relacionamento entre Lois e Clark, lembrando David Addison e Maggie Hayes em A Gata & O Rato (1985). O papel do herói ficou com Dean Cain, então com 27 anos, inicialmente recusado por Levine. Também foram testados Kevin Sorbo (que viria a fazer Hercules) e Gerard Christopher (que já havia feito Superboy, e por isso mesmo foi recusado). Já o papel de Lois ficou com Teri Hatcher, de 29 anos, lembrada como Penny Parker na série MacGyver (1985/1992) e como a irmã de Sylvester Stallone em Tango & Cash (1989). O elenco ainda traz Lane Smith (1936-2005) ficou como Perry White, Michael Landes como Jimmy Olsen, Tracy Scoggins como a colunista Catherine Grant, Eddie Jones como Joanthan Kent, K Callan como Martha Kent e John Shea como Lex Luthor. O papel do vilanesco Luthor deu um tempero extra à série. Empresário inescrupuloso e megalomaníaco, o Luthor de John Shea é também um homem charmoso e sedutor, empenhado em matar o Superman, mas também em conquistar o amor de Lois. Exibida no Brasil inicialmente pela Rede Globo, depois pelo SBT e Warner Channel,, a série teve quatro temporadas bem distintas entre si.

A primeira temporada investiu bem no triângulo amoroso Clark-Lois-Luthor com adversários geralmente humanos, que usavam tecnologia moderna para cometer crimes, ou planos de Luthor para estender seus domínios e no processo, matar o Superman. As figuras de Perry White e Cat Grant conferem bastante humor aos episódios. A Kryptonita chega a partir do episódio 1×9 quando Clark visita Smallville com Lois, e enfrenta o psicótico Jason Trask (Terence Knox), oficial do governo que acredita que o Superman é um invasor extraterrestre. Ao final da segunda temporada John Shea deixa a série depois de desentendimentos com os produtores. O ator voltaria para participações especiais nas temporadas seguintes. Quando a segunda temporada começou, Deborah Joy Levine se afastou da série, a personagem de Tracy Scoggings sai da série e Michael Landes é substituído por Justin Whale no papel de Jimmy Olsen. Com tantas mudanças, as histórias foram gradativamente se afastando do tom da primeira. Lois & Clark trocam a tensão e sedução por um interesse mútuo, mas nunca concretizado, principalmente a partir do episódio 2×07 em que Lois declara seus sentimentos para um Clark adormecido. Destaque para os vilões Prankster, interpretado por Bronson Pinchot (Primo Cruzado), Tempus (Lane Davies) e a Intergangue liderada por Bill Church (Peter Boyle) e seu filho e Bill Church Jr (Bruce Campbell). Mesmo as adições da promotora Mayson Drake (Farrah Forke), apaixonada por Clark, e Detetive Scardino (Jim Pirri), apaixonado por Lois, não causa grandes diferenças na dinâmica iniciada na primeira temporada.

Apesar dos altos e baixos da segunda temporada, a série ainda gozava de grande popularidade e os editores e executivos da DC/Warner queriam desenvolver uma narrativa nos quadrinhos que levasse ao grande evento do casamento dos dois personagens. Para tal, a série deveria de fazer o mesmo para que o casamento ocorresse na mesma ocasião. Com isso, a 3ª temporada começa um “chove não molha”, com Lois descobrindo a identidade secreta do Superman, mas tendo dúvidas de como poderia se relacionar com a vida dupla do herói. Em um longo arco iniciado entre os episódios 3×15 e 3×20 Lex Luthor faz um clone de Lois e sequestra a verdadeira no dia do casamento dela com Clark, só para que a verdadeira venha a perder a memória e esqueça de Clark. Como gancho da 3ª para a 4ª temporada tudo parecia voltar à normalidade quando outros kryptonianos chegam à Terra e Clark fica dividido entre sua herança kryptoniana e seu papel como defensor da Terra. O episódio 4×03 traz então o tão aguardado casamento do Superman, em paralelo ao evento publicado em 1996 nas hqs do personagem. Apesar de alguns bons episódios, a 4ª temporada perde a força até o cancelamento súbito da série deixando em aberto o gancho em que Lois & Clark encontram um bebê em sua porta. A série continuou muito popular com suas reprises continuas e como uma boa reinterpretação das aventuras do último filho de Krypton. A série é exibida atualmente pela Rede Brasil e está disponibilizada pela MAX.