GALERIA DO TERROR | A HORA DO PESADELO

No dia em que Wes Craven completaria 85 anos, vamos relembrar seu maio triunfo, saído diretamente dos pesadelos !!!

Por Adilson Carvalho

Na minha adolescência, ter pesadelos poderia ser fatal se você encontrasse um homem de rosto deformado e luvas com garras de fazer inveja a um certo carcaju. E se você ouvisse a cantiga “Um, dois, o Freddy vem atrás de você. Três, quatro, é melhor trancar a porta. Cinco, seis, agarra um crucifixo. Sete, oito, Vou ficar acordado até tarde. Nove, dez, Nunca mais dormir…” , então se prepare para gritar pois é a HORA DO PESADELO !!!!!

Lançado nos cinemas há 40 anos, Freddy Krueger saiu da mente de Wes Craven (1939-2015) e se tornou um dos mais icônicos monstros do cinema de terror moderno. O nome saiu de um colega de escola que fazia bullying com Wes; já o figurino (o famoso sweater vermelho e verde e chapéu) veio de uma memória de infância: Quando tinha 10 anos, Wes olhou pela janela do apartamento onde vivia e um homem bêbado, vestido de forma semelhante a Freddy, olhava diretamente para ele por vários minutos. Isso o assustou tanto ao ponto de nunca esquecer e assim ele decidiu que esse seria o visual de Freddy. A ideia de que Freddy habitava a dimensão dos pesadelos foi fundamentada depois que Wes leu uma notícia sobre um grupo de jovens que morreu durante o sono, depois de pesadelos horríveis, apesar de não terem qualquer histórico de problemas de saúde e de não apresentarem qualquer causa específica de morte.

A princípio Freddy foi pensado como um assassino silencioso, tal qual Jason de Sexta Feira 13, e por isso seria interpretado por um dublê, sem ator fixo escalado até que Wes descobriu Robert Englund, vindo de papéis menores na TV em séries como V – A Batalha Final (1983), Casal 20 (1981) e Chip’s (1981). Já a heroína Nancy Thompson foi vivida por Heather Langenkamp escalada depois de mais de 200 atrizes testadas, entre as quais Jennifer Grey, Demi Moore, Courteney Cox, Tracey Gold e Claudia Wells. Com dois novatos nos papeis centrais, Wes escalou o veterano John Saxon (1936-2020), faixa preta no Karate, que esteve ao lado de Bruce Lee em Operação Dragão (1973). Saxon tornou-se amigo e mentor de Heather Langenkamp. Outro novato no elenco foi Johnny Depp, em sua estreia nas telas, que depois faria a série Anjos da Lei (21 Jump Street), e foi escalado para o papel com uma ajudinha do amigo Nicolas Cage.

A história escrita pelo próprio Wes Craven girava em torno de um grupo de adolescentes com pesadelos horríveis, onde são mortos por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Englund), um famigerado assassino de crianças na rua Elm (no roteiro original seria molestador) e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora, Krueger pode ter retornado para se vingar daqueles que o mataram, através do sono. O sucesso de A Hora do Pesadelo salvou o estúdio New Line Cinema da falência, criou uma franquia com várias sequências e uma refilmagem em 2010, e de acordo com rumores, será reimaginada em breve, então cuidado se ouvirem a cantiga, 1,2 Freddy vai voltar !!

Deixe um comentário