Por Adilson Carvalho

Um dos melhores filmes de Adam Sandler completa 20 anos de seu lançamento, uma comedia romântica das mais divertidas. Seria seu segundo filme ao lado da amiga Drew Barrymoore com quem fez Afinado no Amor (1998) e Juntos & Misturados (2014). Dirigido por Peter Segal, o filme nos leva ao paradisiaco Hawai onde Henry Roth (Sandler) trabalha como um veterinário famoso pelo grande número de turistas que conquista. Seu novo alvo é Lucy Whitmore (Barrymoore), que mora no local e por quem Henry se apaixona perdidamente. No entanto, Lucy sofre de falta da rara condição chamada Sindrome de Goldfield que afeta a memória de curto prazo e se esquece rapidamente de tudo que aconteceu no dia anterior. Assim, Henry é obrigado a conquistá-la, dia após dia, para ficar ao seu lado.

Todas suas tentativas para chamar a atenção de Lucy são criativas e hilarias como pedir ao amigo Ula (Rob Schneider) para simular um assalto na estrada. A medida que o tempo passa fica mais difícil conseguir ficar perto de Lucy mesmo com a eventual resistência inicial de seu pai protetor (Blake Clark) e seu irmão “sem noção” Doug (Sean Astin, o Sam de O Senhor dos Aneis). A perda de memória de Lucy é acompanhada de um esforço para faze-la acreditar que está vivendo o mesmo dia onde sua memória represou, o dia em que sofreu um acidente de carro. Assim Henry é Lucy vivem uma história de amor que lembra o excelente Feitiço do Tempo (1993).

A popularidade do filme gerou curiosidade crescente na condição neurológica de Lucy, e rumores de que a historia teria sido baseado em fatos reais. Apesar de haver condições de perda de memória recente como a Amnésia Anterograda, na qual o cérebro perde minutos ou até dias de memória recente, a Síndrome de Goldfield descrita no filme é fictícia. Há casos de fato documentados de pessoas que usam post-its para se lembrar de fatos recentes ou de pessoas cujos familiares usam fotos para trazer à lembrança o passado relativamente recente, mesmo em semanas, mas nenhum na forma como o filme relata, nem nenhum engatilhado pelo pós sono.

filme de Adam Sandler ja serviu de inspiracão para varias refilmagens em outros países como o Ormayundo Ee Mukham (malaio) e Fifty First Kisees (japonês). No filme, como em vários de Adam Sandler, o ator se cerca de amigos com quem constantemente trabalha como Rob Schneider (com quem já fez Gente Grande), Dan Akcroyd (com quem fez Eu os Declaro Marido e … Larry) e sua esposa na vida real Jackie Sandler, sempre aparecendo em uma ponta em seus filmes. Nesse, Jackie faz uma dentista. Essencial destacar a impecável dublagem brasileira que traz Alexandre Moreno como Henry / Adam e Miriam Fischer como Lucy / Drew, ambos em perfeita sintonia para despertar romance e comédia. A mensagem maior do filme é a importância de se aproveitar cada dia e se cultivar boas lembranças. Estas, o filme tem muitas. Disponível no MAX.