No aniversário de David Duchovny vamos comemorar com seu papel mãos marcante, o obstinado agente Fox Mulder na cult série Arquivo X.
Por Adilson Carvalho

Há 30 anos a televisão recebeu um fenômeno da ficção científica saído da mente de Chris Carter, juntando nossas paranoias de teorias conspiratórias e a crença em vida inteligente fora da terra. Não era mais a questão se estamos sozinhos ou não no universo, mas como co existir e ainda defender a raça humana de um plano de invasão e colonização. Jogada de gênio de Chris Carter centrar sua narrativa nas investigações de dois agentes do F.B.I, de temperamentos e crenças opostas. Assim somos apresentados a Fox Mulder (David Duchovny), um psicólogo formado em Harvard, ávido pesquisador do sobrenatural, e Dana Scully (Gillian Anderson), uma médica cética inicialmente convocada para desacreditar o trabalho de Mulder. À medida que as 9 temporadas seguem a cumplicidade de Mulder e Scully cresce conforme somos conduzidos a todos os temas comuns ao gênero: viagem no tempo, mutação genética, licantropia, vampirismo, ocultismo, vida após a morte, seres de outro planeta e vários outros inspirados em programas como como Além da Imaginação, Galeria do Terror, Quinta Dimensão, Twin Peaks, e especialmente Kolchak e os Demônios da Noite.

As primeiras sete temporadas tiveram Duchovny e Anderson em igualdade como protagonistas e dividindo os fãs, alguns dos quais queriam um envolvimento romântico entre eles, o que eventualmente aconteceu. O Canceroso (William B. Davis) de personagem esporádico na primeira temporada se firmou como grande adversário dos agentes Mulder e Scully, aparecendo cada vez mais ao longo das demais temporadas. Outro personagem que se somou muito à trama foi o Diretor-Assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi), chefe de Mulder e Scully. Nas oitava e nona temporadas, Anderson continuou enquanto Duchovny aparecia esporadicamente. Novos atores foram então adicionados ao elenco principal: Os agentes do FBI John Doggett (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish) foram adicionados ao elenco principal. As primeiras cinco temporadas foram filmadas em Vancouver e a partir da sexta temporada a produção se deu em Los Angeles. Para a produção do segundo filme e do reavivamento da série, a produção voltou a Vancouver. Além da trama conspiratória que se tornou a espinha dorsal da série, vários episódios tratavam do monstro da semana. Eugene Tooms em dois episódios da primeira temporada foi bastante instigante bem como o excelente Terror no Gelo, que revisita o clássico O Enigma do Outro Mundo (1982). A série ficou bastante famosa com seus arcos de episódios entre o final de uma temporada e o início da seguinte como a sequência entre o final da segunda e a terceira explorando os mistérios da tribo Anazasi.

Dois filmes foram produzidos no cinema, o primeiro filme foi Arquivo X: O Filme (1998) com trama conectada aos eventos entre a quinta e a sexta temporada da série, e o segundo foi Arquivo X: Eu Quero Acreditar (2008) com a história ocorrendo seis anos após os eventos do final da nona temporada, em 2008. No Brasil, a série foi exibida pela Rede Record e pela Fox Brasil, sendo atualmente exibida pela Rede Brasil. No streaming, a série está disponível no catálogo Star+. A série foi premiada com o Globo de Ouro como melhor série dramática de televisão e vários prêmios Emmy ao longo dos nove anos da série. Sem dúvida, uma das melhores séries de Tv que mereceria ser retomada em um novo longa metragem afinal a verdade continua lá fora. Disponivel no Star +.