Por Adilson Carvalho

Ator, diretor, modelo, cantor, um dos homens mais sedutores do cinema. Antonio Banderas é um talento multi-facetado, que nunca se acomodou em ser reconhecido apenas por sua beleza e por isso sempre diversificou os papeis que interpretou. Nascido em Málaga na Espanha, começou a trabalhar como ator em 1982, em Labirinto de Paixões, de Pedro Almodóvar, com quem fez 6 filmes. Dez anos depois foi convidado para assumir o co-protagonismo de Os Reis do Mambo quando o ator não sabia falar inglês e, portanto, fez todas as suas falas foneticamente. Estreou na direção com Loucos do Alabama, em 1999 e em 2020 foi indicado ao Oscar por sua atuação em Dor e Glória (2019), papel pelo qual ganhou no Festival de Cannes como melhor ator. Cinco vezes indicado ao Globo de Ouro, duas vezes indicado ao Emmy, além de também ter sido indicado ao Critics Choice Awards e ao SAG Awards. Antonio tem uma marca de perfumes e fragrâncias com o seu nome, gerenciada pela companhia de moda e perfumes Puig. Foi casado durante 18 anos com a também atriz Melanie Griffith, separando-se através de um processo de divórcio amigável. Eles se conheceram durante as filmagens de Quero Dizer que te Amo e tiveram uma filha, Stella, nascida em 24 de setembro de 1996. Vamos conferir alguns dos papéis interpretados por Antonio, que hoje completa 64 anos.
#1. Pedro (A Casa dos Espíritos) – 1992. O ator ainda não dominava bem o idioma quando interpretou Pedro Garcia revolucionário apaixonado por Blanca (Wynona Ryder) , filha de um poderoso latifundiário chileno durante os dias turbulentos da derrubada do poder do presidente Salvador Allende. O filme adapta a obra homônima de Isabel Allende, filha de Salvador. Disponível no Max.
#2. Miguel Alvarez (Filadelfia) – 1993. Antonio, que viveu Miguel Álvarez, o amante do protagonista da trama interpretado por Tom Hanks, nesse que foi o primeiro filme de Hollywood a abordar a questão da AIDS. Em entrevista à revista People, Antonio disse “Ninguém estava falando da AIDS naquela época, e era injusto“, disse ele. Complementou dizendo “Ninguém falava sobre homossexualidade, e isso deveria ser mostrado nas telonas — não uma tela qualquer, mas sim em Hollywood“. Disponível no Prime.
#3. Armand (Entrevista com o Vampiro) – 1994. Antes de conseguir o papel de Armand nesse filme, Antonio Banderas fez teste para o papel de Drácula em Drácula de Bram Stoker (1992). Embora Antonio Banderas, no papel de Armand, não se pareça em nada com sua descrição no romance original, onde é descrito como um jovem de 17 anos, o ator espanhol conseguiu impressionar como um personagem de grande sedução, ainda mais que Tom Cruise ou Brad Pitt poderiam ter feito na época. Disponível no Prime.

#4. El Mariachi (A Balada do Pistoleiro) – 1995. Antonio tornou-se um grande amigo da mexicana Salma Hayek, com quem trabalhou várias vezes. Aqui, sob a batuta de Robert Rodriguez, Antonio vive o pistoleiro que segue um rastro de sangue no confronto com um dos maiores chefes do tráfico mexicano, Bucho (Joaquim de Almeida), com a ajuda de seu melhor amigo (Steve Buscemi) e de uma bela dona de livraria (Salma Hayek). Em 2003 voltou a viver o personagem em Era Uma Vez no México. Disponível no Max.
#5. Che (Evita) – 1996. Antonio conseguiu o papel de Che, inicialmente pensado para Patrick Swayze, depois de enviar uma fita de audição feita por ele mesmo e apresentando todos os números musicais na frente do diretor Alan Parker em um jantar em Miami. No final, Antonio Banderas e Sir Jonathan Pryce receberam sua primeira indicação ao Oscar no ano de 2020, concorrendo na mesma categoria: Melhor Ator em um Papel Principal. Disponível no Disney +
#6. Zorro (A Máscara do Zorro) – 1998. Antonio Banderas foi extremamente inflexível quanto a realizar muitas de suas próprias acrobacias para garantir a autenticidade. Sua dedicação ao papel era tanta que o lendário treinador de espadas Bob Anderson, que treinou Errol Flynn, comentou que Antonio Banderas era o espadachim mais talentoso com quem ele havia trabalhado desde Flynn. Banderas também treinou com a equipe olímpica espanhola por quatro meses. Em 2005 Banderas voltou ao personagem em A Lenda do Zorro. Disponível na

#7. Gregorio Cortez (Pequenos Espiões) – 2001. Banderas é um coadjuvante de luxo nesta aventura juvenil de crianças espiãs, e repetiu o papel nas duas continuações (2002 e 2003). Os atores mirins Daryl Sabara e Alexa PenaVega contaram que Antonio Banderas era engraçado no set de Pequenos Espiões, e que sempre que Banderas errava suas falas, ele culpava Daryl de brincadeira! Banderas revelou mais tarde como o filme ajudou sua filha, Stella, e sua enteada, Dakota Johnson, a se tornarem irmãs mais próximas. Disponivel no Apple TV.
#8. Gato de Botas (Shrek) – 2004. Antonio chegou em Shrek 2 como o Gato de Botas, repetindo o papel nas sequências de 2007 e 2010, e ainda ganhando dois filmes solos em 2011 e 2022. Banderas disse que ele e os cineastas se divertiram “muito” com o personagem do Gato, e ele acha que os espectadores também se divertiram. Banderas disse que a primeira cena que gravou foi a de tossir uma bola de pelos, acrescentando que passou “45 minutos fazendo sons estranhos“; embora isso o tenha deixado sem voz, ele considerou o momento “divertido”. Disponivel no Prime Video

#9. Galgo (Mercenários 3) – 2014. O personagem de Banderas na franquia de ação foi um alívio cômico, mas também uma membro importante da equipe de Barney Ross (Sylvester Stallone) na hora da ação. Em uma cena, o personagem de Antonio Banderas canta “El novio de la muerte” (“Noivo da Morte“). Essa música é o hino oficial da Legião Espanhola, uma unidade de elite do exército espanhol. Banderas foi nomeado membro honorário dessa unidade militar em 2013. Banderas e Stallone já haviam feito juntos Assassinos (1995) como pistoleiros rivais. Disponível na Apple TV.
#10. Renaldo (Indiana Jones & a Relíquia do Destino) – 2022. Banderas teve pouco tempo de tela como o aliado de Indiana Jones (Harrison Ford) no fraco filme que encerrou um ciclo da franquia. O ator Antonio Banderas sentiu algo profundamente emocional ao trabalhar ao lado da lenda de Hollywood Harrison Ford em Indiana Jones e o Dial do Destino, chamando-o de “lindo estar perto dele“. Disponível na Disney +