ISTO É FATO…NÃO FITA! | CURIOSIDADES SOBRE ELVIS PRESLEY

Por Paulo Telles

Elvis Presley, ídolo da música e do cinema.

O isto é fato, não fita de hoje é dedicado a algumas curiosidades sobre o Rei Do Rock, Elvis Presley (1935-1977). Um dos ícones mais populares da cultura Pop Internacional. Ator e cantor norte-americano, nascido a 8 de janeiro de 1935, em Tuppelo, Mississipi, Estados Unidos. Sobrevivente de gêmeos, seu irmão Jesse Garon Presley nasceu morto, fato que ao longo da vida o cantor veio a lamentar, tanto que inúmeras vezes, em seu reservado, ele ficava diante de sua própria sombra imaginando falar espiritualmente com o irmão.

Elvis ganhou seu primeiro violão de presente de sua mãe em seu aniversário de 11 anos, em 1946. A loja onde ela comprou o instrumento, em Tuppelo, ainda existe na cidade natal do cantor.Antes da fama, Elvis foi motorista de caminhão da companhia de energia Crown. Nessa época, quando tentou entrar em uma banda profissional liderada por Eddie Bond, foi rejeitado. O músico disse que “era melhor continuar dirigindo caminhões, porque nunca conseguiria ser cantor”. Meses depois, Elvis gravou “That’s All Right (Mama)”, que se tornou um hit em Memphis. Com o sucesso, Eddie Bond voltou atrás e convidou o cantor para sua banda, mas Elvis recusou. Em 1953, Elvis gravou as músicas “My Happiness” e “That’s Where Your Heartkes Begin”. A gravação no estúdio custou apenas quatro dólares.

Com Richard Egan e Debra Paget, em Ama-me com Ternura, em 1956.

Em 1º de abril de 1955, Elvis fez seu primeiro teste de cinema, e sua presença de cena impressionou tanto o produtor Hall Wallis que o propôs ao cantor um contrato de seis anos em Hollywood. Seu primeiro filme, Ama-me Com Ternura (Love me Tender, 1956), dirigido por Robert D. Webb (1903-1990) levou multidões ao cinema e ao delírio das fãs.  Embora que para alguns críticos mais exigentes ele não fosse considerado um bom ator ao longo dos 33 filmes que atuou, ele admirava grandes astros, como John Wayne, Rod Steiger, Clint Eastwood, Steve MacQueen e Marlon Brando, muito embora este jamais gostasse do ídolo do Rock.

Elvis era Faixa Preta de Karatê.

Nos anos de 1960, os Beatles fizeram uma visita ao Rei do Rock. Jogaram bilhar e cantaram juntos, mas, para a tristeza dos fãs, não gravaram músicas. Os macacões brancos que marcaram a fase final da carreira de Elvis foram criados por ele mesmo, inspirado nos quimonos de Karatê. O cantor era faixa preta no esporte e muito utilizou esta arte marcial nas marcantes cenas de brigas em seus filmes.

O último filme que Elvis assistiu no cinema foi 007, o Espião que me amava (The Spy Who Loved Me, 1977) com Roger Moore, em 1977. Na véspera de sua morte, ele tentou obter uma cópia de Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977), para mostrar para sua filha, Lisa Marie, contudo, não houve tempo, porque no dia seguinte, a 16 de agosto de 1977, Elvis Presley, o eterno ídolo do Rock, foi encontrado morto no banheiro de sua mansão pela sua namorada Ginger Alden, de 20 anos. O Rei do Rock tinha 42 anos e sofrera um enfarte fulminante.

Estas são algumas curiosidades sobre Elvis Presley em nossos registros, afinal Isto é Fato…Não Fita!

Paulo Telles é crítico de cinema, escritor e radialista (DRT 21959-RJ) além de colunista e redator do blog Cine Retro Boavista.

https://cineretroboavista.blogspot.com/

“Isto é Fato… Não Fita! “ era um quadro do extinto programa Cine Vintage, pela Web Rádio Vintage.

Deixe um comentário