Por Adilson Carvalho

Último fim de semana do mês está bem diversificado com drama, suspense, animação e um excelente documentário sobre a saudosa e talentosa Fernanda Young. Vamos aos destaques:

LONGLEGS : VÍNCULO MORTAL (Longlegs) EUA 2024. Dir: Oz Perkins. Com Maika Monroe, Nicolas Cage, Alicia Witt, Blair Underwood, Kiernan Shipka. Suspense. Depois de um longo período de filmes inexpressivos, Nicolas Cage vem lentamente reconstruindo sua carreira. Longlegs, escrito e dirigido por Oz Perkins (Maria e João – O Conto das Bruxas e A Enviada do Mal), coloca o ator na pele de um psicopata, que mantem uma conexão pessoal e distorcida com a agente Lee Harker (Monroe), designada para investigar assassinatos não resolvidos. Apesar dos elogios e da aclamação de sua interpretação do serial-killer Longlegs, Nicolas Cage declarou que essa será sua primeira e única vez interpretando esse tipo de personagem no cinema. Em uma entrevista à IndieWire, Cage disse: “Sei que o telefone vai tocar sem parar para interpretar assassinos em série depois de ‘Longlegs’. E isso não é realmente o que eu gosto de fazer. Não gosto de violência. Não quero interpretar pessoas que estão machucando pessoas.” E o mais curioso é que Cage disse ter se inspirado em sua mãe. O filme vem sendo comparado a O Silêncio dos Inocentes, Zodiaco e Se7en – Os Sete Crimes Capitais.

ESTÔMAGO : O PODEROSO CHEF. Bra 24. Dir: Marcos Jorge. Com João Miguel, Paulo Miklos. Comedia dramatica. Sequencia de Estômago (2017). Quinze anos após os acontecimentos do primeiro filme, Raimundo Nonato (Miguel) vive agora como o maior e melhor chef culinário da prisão, com receitas que encantam até o diretor do presídio e o veterano líder dos detentos. Mas a situação complica quando um mafioso italiano chega para disputar o controle da penitenciária e o privilégio de ser servido pelo cozinheiro.

A CAÇA (The Hunted) RU 2024. Dir: Louis Lagayette. Com Lily Banda, Alec Newman, Daphne Alexander, Raj Bajaj. Suspense. A jovem Wael (Lily Banda), arrisca tudo ao atravessar o perigoso Mar Mediterrâneo com um grupo de refugiados para escapar da guerra civil em seu país. No entanto, quando o motor do barco falha, ficam à deriva até serem resgatados por um iate luxuoso ocupado por milionários. O alívio inicial se transforma em terror quando esses supostos salvadores revelam sua verdadeira natureza como caçadores impiedosos. Agora, Wael e seus amigos se veem em uma luta desesperada pela sobrevivência em uma ilha que se torna uma armadilha mortal.

PETS EM AÇÃO (Gracie and Pedro: Pets to the Rescue). EUA 2024. Dir: Kevin Donovan e Gottfried Roodt. Com Claire Alan, Cory Doran, Bill Nighy, Danny Trejo, Susan Sarandon, Brooke Shileds. Animação. Gracie é uma cachorrinha de raça que sempre foi paparicada e acredita ser a melhor de todas. Enquanto isso, Pedro é um gato de rua que foi adotado pela mesma família e ainda sente falta de suas origens e das bagunças fora de casa. Em uma viagem de família, os dois acabam se perdendo no aeroporto e precisam unir forças e superar as diferenças e conseguir achar o caminho de volta.

FERNANDA YOUNG – FOGE ME AO CONTROLE. Bra 2024. Dir: Susanna Lira. Com Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães. Documentário. A mesma diretora de Mussum – Um Filme do Cacildis (2019) lança um olhar poético sobre a vida e a carreira de Fernanda Young, uma das maiores cantoras, compositoras, roteiristas, atrizes e apresentadores do Brasil, que fez sua fama com simpatia e talento e faleceu aos 49 anos, há 5 anos. O filme, premiado pela crítica, é costurado com imagens dos programas de TV que fez como Os Normais e Saia Justa, além de depoimentos que deu e imagens de sua vida pessoal.