Às vésperas de ressuscitar o besouro suco de Tim Burton, vamos relembrar do filme original de 1988, que ganha esta semana uma aguardada sequência.
Por Adilson Carvalho

Em 1988 Tim Burton era praticamente desconhecido quando foi contratado pela Warner, egresso de uma série de curtas e com um único longa no currículo As Grandes Aventuras de Pee-wee (1985). A ideia do filme surgiu depois que Poltergeist – O Fenômeno (1982) foi um filme de sucesso, mas a ideia de fantasmas ruins foi invertida. As pessoas que se mudaram para a casa é que seriam os vilões na história de Michael McDowell e Larry Wilson, que deu ao personagem-título o nome de uma estrela vermelha brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse. Originalmente, o estúdio queria chamar o filme de “House Ghosts” (Casa de Fantasmas). Como piada, Tim Burton sugeriu o nome “Scared Sheetless” (Assustado sem lençois) e ficou horrorizado quando o estúdio realmente pensou em usá-lo.

Depois de morrerem em um acidente de carro, Bárbara (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se encontram presos, assombrando sua antiga casa. Quando uma nova família e sua filha adolescente, Lydia (Winona Ryder), mudam para a residência, o casal de fantasmas tenta, sem sucesso, assustar os novos moradores. Suas tentativas de assombração despertam Beetlejuice (Michael Keaton), um espírito espalhafatoso, que si diz especialista em exorcizar os vivos. Sua ajuda, no entanto, se torna perigosa tanto para o par de almas, quanto para a inocente Lydia. Kirstie Alley foi a primeira opção para o papel de Barbara. Mas os produtores de Cheers (1982) não a liberaram de seu contrato para assumir o papel. Sigourney Weaver, Linda Blair, Goldie Hawn, Laura Dern e Linda Hamilton também foram consideradas para o papel. Já o papel de Beetlejuice, Tim Burton queria Sammy Davis Jr. para o papel-título. Este era um personagem drasticamente diferente do que acabou aparecendo na tela. Originalmente concebido como uma presença alada e demoníaca, assumindo a forma humana de um homem pequeno, transformado depois em afro-americano. O estúdio vetou a ideia, no entanto, e também não gostaram quando Burton pensou em Arnold Schwarzenegger, que na época filmava O Sobrevivente (The Running Man) até que consideraram chamar Dustin Hoffman, Robin Williams, Christopher Lloyd, Jim Carrey, Tim Curry, Jack Nicholson, Bill Murray, Robert De Niro e John Cleese para o papel título, até acertarem com Michael Keaton.

Keaton improvisou 90% de suas falas, e roubou a cena aparecendo apenas em um total de 14.5 minutos de filme. A cena mais icônica, da possessão no jantar ao som de Banana Boat Song de Harry Belafonte quase não foi feita, e o próprio Tim Burton temia que não fosse muito engraçada. O sucesso do filme deu origem a uma série animada que estreou um ano após o lançamento do filme. No final, o saldo foi um Oscar de Melhor Maquiagem, Catherine O’Hara conheceu seu futuro marido, o designer de produção Bo Welch, durante a produção desse filme e o sucesso de bilheteria convenceu a Warner a levar Tim Burton e Michael Keaton a fazer Batman (1989). Nada mal !!! O filme está disponível na MAX.