Por Paulo Telles

James Darren, o intérprete do jovem cientista Tony Newman, um dos viajantes do tempo da série clássica O Túnel do Tempo, na primeira metade dos anos de 1960, morreu aos 88 anos na última segunda feira (2) em um hospital de Los Angeles, de acordo com o filho do ator, Jim Moret, para os veículos noticiários. Darren morreu pacificamente no Hospital Cedars-Sinai enquanto dormia. O ator atravessava problemas cardíacos.

James William Ercolani, seu verdadeiro nome, nasceu em 8 de junho de 1936, na Filadélfia. Descendente de imigrantes italianos, iniciou sua carreira no cinema em 1956 no filme Rumble on the Docks. No final da década de 1950, começou a gravar alguns singles para a Colpix Records (empresa do grupo Columbia Pictures–Screen Gems) e em 1960 lançou o primeiro LP (James Darren No. 1). Um dos seus sucessos é a música tema do filme Gidget (1959), em que também atuou como protagonista. Com a música Goodbye Cruel World, Darren chegou a 3° posição da Billboard Hot 100 em 1961.

Conciliando sua carreira como cantor, a notoriedade de Darren como ator foi reconhecida a partir de 1958 ao viver o filho de Van Heflin e irmão caçula de Tab Hunter no ótimo faroeste Sangue de Pistoleiro, de Phil Karlson.

Em 1962, Darren participou do que é considerado um clássico dos filmes de aventura bélica, Os Canhões de Navarone, interpretando um guerrilheiro grego e jovem irmão de Irene Papas. Foi um trabalho notável para Darren, dividindo com os veteranos Gregory Peck, Anthony Quinn e David Niven todo o estrondoso sucesso, pois a película acabou conquistando o Oscar por Melhores Efeitos Visuais.

Entretanto, foi na televisão que Darren conquistou definitivamente a fama. Em 1966, estreou ao lado de Robert Colbert e Lee Meriwether O Túnel do Tempo, para a Fox. Considerada uma série revolucionária produzida pelo “papa” da ficção e do cinema catástrofe, Irwin Allen (1916-1991), fez muito sucesso, apesar de uma única temporada com 31 episódios.

Darren vivia Tony Newman, um jovem cientista que para experimentar sua invenção de um túnel do tempo para o governo norte-americano em 1966, acaba se transportando acidentalmente para 1912 e justamente no navio Titanic, prestes ao acontecimento da tragédia. Para resgata-lo, outro cientista e não menos brilhante, Doug Philips (Robert Colbert), vai atrás do amigo e colega, mas ambos acabam perdidos pelo tempo e espaço, indo para diversas épocas e presenciando acontecimentos históricos importantes.

Nas décadas seguintes, participou de várias séries televisivas, como As Panteras, O Barco do Amor, Havai 5-0, Viagem ao Fundo do Mar, a Ilha da Fantasia e Carro Comando, posteriormente integrando o elenco fixo desta série, como o policial Jim Corrigan. A partir de 1986, passou a dirigir séries de TV, entre os quais episódios de Carro Comando, Tiro Certo, Barrados no Baile e Melrose, estes dois últimos no início dos anos 1990.
Darren era casado em segundas núpcias com Eve Norlund desde 1960 e com ela teve dois filhos, deixando ainda três netos. Que descanse em paz e na paz.