Por Adilson Carvalho

Um dos seus maiores sucessos literários seria um momento conturbado na vida do escritor americano Stephen King. Apesar do sucesso crescente e promissor, Stephen mergulhava na dependência do álcool. Inspirado por um período em que o escritor e sua esposa se hospedaram no Hotel Stanley no Colorado, ele transpôs seus demônios pessoais para a figura de Jack Torrance, um escritor tomado pelo bloqueio durante um inverno rigoroso, enclausurado com sua família em um hotel assombrado por fantasmas que podem ser vistos pelo seu filho Danny em O Iluminado (The Shining). A inocência deste contrasta com o tormento de seu dom que lhe permite ver imagens do passado do hotel Overlook, onde um crime terrível ocorreu no passado, no quarto 217, o mesmo no qual King e sua esposa se hospedaram durante o inverno.

A história ganhou um alcance maior ainda com a adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick estrelada por Jack Nicholson que, no entanto, incomodou o autor pela mudança no desfecho da historia. King criou o Jack Torrance de O Iluminado como um simulacro de sua própria persona atormentada. Na história, Jack Torrance (Nicholson) se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy (Shelley Duvall) e o filho Danny (Danny Lloyd), que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família. Os atores Jack Nicholson e Shelley Duvall expressaram ressentimento aberto contra a recepção desse filme, achando que os críticos e o público creditaram a Stanley Kubrick apenas o sucesso do filme, sem considerar os esforços dos atores, da equipe ou a força do material escrito por Stephen King. Nicholson e Duvall disseram que o filme foi um dos mais difíceis de suas carreiras. Foi o próprio Jack quem sugeriu Scatman Crothers para o papel do zelador. Crothers teve dificuldades nesse filme, pois Stanley Kubrick o obrigava a fazer mais de cem tomadas para uma cena. O próximo filme de Crothers foi Bronco Billy (1980), dirigido por Clint Eastwood, que era famoso por geralmente fazer apenas uma tomada. Crothers começou a chorar de gratidão em sua primeira cena no filme quando percebeu que não teria que fazer tantas tomadas intermináveis.

Em 1997, Stephen King aprovou a refilmagem feita para TV com Steve Weber no papel de Jack Torrance se aproximando mais do livro original, já que o escritor também detesta a visão de Kubrick para sua história. King também escreveu a sequência Doutor Sono (Doctor Sleep), publicada em 2013, e filmada em 2019 com Ewan MacGregor fazendo a versão adulta de Danny Torrence.