SILVIO SANTOS & O CINEMA | FILMES QUE PASSARAM NO SBT PELA PRIMEIRA VEZ NA TV

Por Adilson Carvalho

Com a chegada da cinebiografia sobre o saudoso Silvio Santos vamos aproveitar e relembrar grandes filmes que foram exibidos na TV brasileira pela primeira vez no SBT. Abaixo vejamos o filme, sua data de exibição inédita no Brasil e algumas curiosidades.

#1. RAMBO PROGRAMADO PARA MATAR (26 de agosto de 1988).  Em 1988 a Globo exibia vários blockbusters na sua Tela Quente. Quando Silvio Santos anunciou a chegada de seu Cinema em Casa com a estreia do primeiro Rambo. A Globo decidida a ganhar na audiência programou para o mesmo dia e hora Rambo II – A Missão (1985). Matreiro como ninguém, Silvio Santos mudou a exibição do primeiro Rambo para uma semana depois em outro dia e horário. Foi aí que se deu um dos episodios mais curiosos da história da televisão brasileira. Determinada a não dar trégua ao SBT, a Globo exibiu capítulo duplo de sua novela Vale Tudo, recorde de audiência no horário das 8, para que o público telespectador deixasse de assistir o Rambo do SBT previsto para as 9:30. Com a Globo esticando a novela para além do horário habitual, o SBT contra-atacou congelando a imagem de Rambo com a legenda “Assim que acabar a novela da Globo, vocês assistirão Rambo“. A exibição aconteceu como anunciado, a partir das 22:20 com audiência vitoriosa para o canal do Silvio.

#2. O EXTERMINADOR DO FUTURO (16 de setembro de 1988). Ainda como parte do primeiro pacote de filmes inéditos destinados à recém inaugurada sessão Cinema em Casa, o SBT exibiu pela primeira vez na televisão o ótimo filme de James Cameron, estrelado por Arnold Schwarzenegger, e que iniciou uma das franquias mais bem sucedidas das telas, além de hoje estar entre os maiores clássicos da década.

#3. MAD MAX (4 de maio de 1989). George Miller desenvolveu sua sci-fi distópica que até hoje rende histórias envolventes. Dez anos depois de lançado nas telas Mad Max chegou à TV quando o nome de Mel Gibson (aqui em sua estreia nas telas) já havia se tornado um astro com sucessos de bilheteria como a franquia Máquina Mortífera, além das duas sequências de Mad Max, que foram exibidas depois pela concorrente. O primeiro filme de Miller, ainda bem mais brutal, ficou com o SBT.

#4. LOUCADEMIA DE POLICIA (3 de agosto de 1989). Apoteose do humor politicamente incorreto, a loucademia do Comandante Lassard (George Gaynes) foi um sucesso gerando um total de 8 continuações, nenhuma delas tão engraçadas quanto este primeiro, que o SBT exibiu em plena quinta feira. Mahoney (Steve Guttenberg), Tackleberry (David Graf), Jones (Michael Winslow), Hooks (Marion Ramsey), Callahan (Leslie Easterbrooks), Hightower (Bubba Smith) aprontam de tudo com o pobre Tenente Harris (G.W.Bailey), uma piada atrás da outra sem parar. Quem não se lembra da visita ao Blue Oyster ? Hilário !!!

#5. A HORA DO PESADELO (2 de dezembro de 1988). Quatro anos depois de seu lançamento nas telas, Freddy Krueger (Robert Englund) invadiu as casas e os pesadelos do público através do SBT. O filme de Wes Craven é um dos melhores do gênero, criou uma franquia sólida, embora desgastada pelas fracas continuações que se seguiram. O primeiro filme permanece, no entanto, como um marco do terror, então batizado pelos distribuidores brasileiros como a “Espantomania”, onde todo filme do gênero era chamado de “A Hora de ….. “. Os moradores da rua Elm que o digam !

#6. O EXORCISTA (17 de maio de 1989). Demorou mais de dez anos para que o icônico O Exorcista (1973) de William Friedkin viesse a ser exibido na TV brasileira, e coube ao SBT fazê-lo, alcançando altos índices de audiência com o drama da menina Reagan (Linda Blair) possuída por um demônio. O filme imprimiu na tela um impacto tão grande que ainda não foi superado e nem o recente O Exorcista : O Devoto (2023) conseguiu repetir a fórmula de sucesso do primeiro filme, imitado à exaustão.

#7. SUPERMAN 3 (12 de outubro de 1987). Depois de ter os dois primeiros filmes exibidos e reprisados constantemente pela concorrente, o SBT passou a frente e garantiu a exibição de Superman 3 (1983), em uma segunda-feira no horário nobre. O Herói de Krypton socou os indíces de audiência então, que eram dominados neste dia e horário pelo Viva o Gordo de Jô Soares. Cinco anos depois, Silvio Santos tirou Jô Soares da Globo, o que levaria à criação da Tela Quente. O 3º filme do homem de aço era dirigido por Richard Lester com uma pegada mais humorística com Christopher Reeve interpretando um herói que tem seu alter ego separado e gerando um caos no mundo, tudo graças a uma kryptonita sintética inventada pelo atrapalhado Gus (Richard Pryor).

#8. UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES (23 de fevereiro de 1987). Em 1987, o SBT comemorava seus sete anos com uma leva de título inéditos que seriam exibidos durante uma semana a cada dois meses, começando com esse clássico do terror dirigido por John Landis. A transformação do protagonista em lobisomem ainda é incrivelmente impactante e dramática, tendo sido a inspiração para Michael Jackson e seu clip Thriller.

#9. GREMILINS (5 de outubro de 1990) Os duendes que não podem se molhar , sem expostos à luz e nem podem ser alimentados após a meia noite fizeram um enorme sucesso nas telas na ocasião de seu lançamento. Sua exibição pelo SBT também marcou altos índices de audiência. Um inventor (Hoyt Axton) encontra em uma loja em Chinatown um Mowgai, um simpático animal, e o leva para seu filho (Zach Galligan). Naturalmente que todas essas regras são desobedecidas, o que resulta em um bando de monstrinhos descontrolados que decidem destruir a cidade bem na véspera do Natal.

#10. AMOR SEM FIM (21 de junho de 1987). No mês dos namorados, o SBT trouxe um clássico do romantismo oitentista embalado pela belíssima canção de Diana Ross e Lionel Ritchie. Nas telas os adolescentes David Axelrod (Martin Hewitt) de 17 anos e Jade (Brooke Shields) de 15 se apaixonam tem relações dentro da casa dela. Embora Ann (Shirley Knight), a mãe de Jade, aceita muito bem esta situação, o pai Hugh (Don Murray) explode em ira e põe fim no namoro. Então David, de maneira obsessiva, cria um plano para ficar nas boas graças da família dela, mas os resultados são dramáticos.

Deixe um comentário