BATMAN DAY | ENTREVISTA COM MÁRCIO SEIXAS

Por Adilson Carvalho

Apresentação : Uma das vozes mais poderosas em filmes, séries e desenhos, Márcio Seixas é um pilar em sua profissão. Foi locutor oficial do estúdio da Herbert Ritchers, além de ator e radialista. Na dublagem, sua voz dublou Spock (Leonard Nimoy), Ben Hur (Charlton Heston), Dirty Harry (Clint Eastwood), Tenente Frank Drebin (Leslie Nielsen) e entre vários outros Batman, um dos maiores heróis da cultura Pop, que teve nova animação chegando a partir de hoje na Prime Video. Marcio também apresenta o podcast Batcast, no qual entrevista vários de seus colegas de profissão. 

Adilson : Você dublou o Batman em Animated Series (1992/95), longas animados e na animação da Liga da Justiça. Seu trabalho é celebrado por fãs como a voz perfeita para o homem morcego. Como é retornar ao personagem com o qual você é mais identificado depois de todo esse tempo ?

Márcio : Voltar a dublar o homem-morcego é uma emoção renovada. Um privilégio aplicar minha voz num personagem tão querido neste momento em que a dublagem não é prioridade na minha vida. Tenho outros planos, tenho redes sociais para alimentar, mas foi só ouvir o convite para fazer o personagem e aceitar na hora!

Adilson: Em Batman o Retorno (1992), você dublou Max Schrek, o vilão de Christopher Walken. Na sua opinião, atuar como vilão é de alguma forma mais divertido e gratificante do ponto de vista da atuação impressa pela voz ? 

Márcio: Quem modifica nossa interpretação é exatamente o modelo que vemos na tela e ouvimos nos nossos fones de estúdio. Portanto, dublar o prefeito em Gotham foi um dos bons trabalhos que fiz, muito embora dublar Christopher Walken exige um bocado de paciência, pelas palavras interrompidas, os esgares sem palavras, a fala entrecortada de articulações sem som, etc.

Adilson: O Batman vem como um dos principais personagens do gênero super herói, e também um dos mais complexos para interpretar já que ele vem de um trauma da infância que o transforma nesse vigilante insaciável e soturno. Para você, como um ator, como  é mergulhar nesse turbilhão de emoções que o Batman traz ? 

Márcio: A primeira voz, Kevin Conroy transmitiu com fidelidade o que o traço e o cinza lúgubre das imagens exibiam. Impossível ficar isento do clima tétrico quando Batman profere suas frases curtas e seca.

Adilson: Entre todos seus trabalhos, além do Batman, qual você mais gostou, lembrando que você foi a voz do James Garner, Sean Connery, Michael Caine e tantos outros?

Márcio: Sem dúvida, Sean Connery. Desde o primeiro personagem, que infelizmente não me lembro qual foi. Em seguida, veio o orgulho, o entusiasmo, e a grande surpresa por dublar Clint Eastwood, que tem uma presença mística na minha vida, já que o vi pela primeira vez, em Por uns Dólares a mais (FOR FEW DOLLARS MORE) num cinema no centro da cidade o Cairo, Egito, em 1965.

Assista ao Batcast no you tube e acompanhe as entrevistas de Márcio com grandes nomes da dublagem brasileria. https://www.youtube.com/watch?v=47PCwLpWmQo

Deixe um comentário