Por Adilson Carvalho

No final de 2002 o roteirista Jeff Loeb e o desenhista Jim Lee se juntaram para promover um arco de 12 edições envolvendo todos os personagens aliados e vilões, do universo de Batman, e ainda introduzindo um novo vilão. O arco foi publicado no título Batman, da edição nº 608 (Outubro de 2002) a 619 (Setembro de 2003). A história começa com o sequestro de uma criança salva por Batman, que na tentativa de reaver o dinheiro do resgate cai de uma altura enorme e corre risco de vida, sendo salvo pelo Dr. Thomas Elliot, brilhante cirurgião que é amigo de infância de Bruce Wayne. Em seguida, vários vilões do passado do Homem Morcego ressurgem tentando matá-lo. Batman desconfia de que alguém está manipulando seus inimigos, que estão se comportando de forma tão fora do normal. Nos bastidores, um homem com o rosto enfaixado aparece em todas as cenas de crime e parece estar orquestrando a trama. Ele passa a ser chamado de Silêncio.

O que se segue é a morte de Thomas Elliot, a súbita reaparição de Jason Todd, e que há muito tempo era esperado pelos fãs, Selina Kyle, a Mulher-Gato e Bruce Wayne, Batman se envolvem com a charmosa ladra descobrindo sua identidade secreta. Descobre-se então que Thomas Elliot é o homem por trás das bandagens de Silêncio, que forjou sua morte com a ajuda do Cara-de-Barro personificando o médico. Este guardava rancor da família Wayne desde que o pai de Batman, Dr. Thomas Wayne, salvou a vida da mãe de Elliot após um acidente de carro; Elliot sabotou o veículo de seus pais para obter sua herança e considerou o pai de Bruce como aquele que não permitiu que seu plano fosse concluído. No confronto final, Elliot é baleado pelo renascido Harvey Dent e cai na água, sem que o Batman tenha a chance de desmascará-lo já que seu corpo não pôde ser recuperado.

Após o sucesso da história, Lee e Loeb estavam programados para dar continuidade à história com mais seis edições, mas o projeto não se concretizou. A história de Silêncio foi continuada por AJ Lieberman no título Batman: Gotham Knights. O elemento da trama envolvendo Jason Todd foi posteriormente desconsiderado em outras histórias do Batman, até o arco Por Trás da Máscara, em que é revelado que o Batman estava na verdade lutando contra o verdadeiro Jason Todd no cemitério, que mais tarde trocou de lugar com o Cara de Barro. Todd agora é um vigilante conhecido como Capuz Vermelho e tem como objetivo dominar o submundo de Gotham por meio de táticas cruéis. Em 2019, a DC / Warner lançou o longa animado Batman: Hush adaptando o arco, um dos melhores do período publicado pela DC Comics.