FELIZ ANIVERSARIO | MICHAEL DOUGLAS

Por Adilson Carvalho

Ator e produtor bem sucedido, filho do ator Kirk Douglas, é casado com Catherine Zeta-Jones desde o 18 de novembro de 2000 e tem dois filhos. Ele ganhou o Oscar de Melhor Ator Principal por sua atuação no filme Wall Street. Michael passou por toda a mídia artística, atuando na TV, no cinema e no streaming onde durante três anos fez a série O Método Kominski para a Netflix. No final de 1971, Douglas recebeu de seu pai, Kirk Douglas, os direitos do romance UM Estranho no Ninho, que havia sido comprado pela Bryna Productions em fevereiro de 1962.Michael produziu o filme de mesmo nome com Saul Zaentz. Kirk Douglas esperava retratar McMurphy, pois havia estrelado uma versão anterior para os palcos, mas o diretor, Milos Forman, escolheu Jack Nicholson, que ganhou o Oscar de Melhor Ator. Douglas ganhou o prêmio de Melhor Filme pela produção do filmeHoje completando 80 anos, vamos rever alguns de seus melhores papéis nas telas.

#1. Steve Keller – São Francisco Urgente (1972/1977). Michael sempre chamou o ator Karl Malden de seu mentor, desde quando ambos estrelaram esta série sobre dois policiais da divisão de homicídios. Foram 121 episódios entre 1972 e 1977, iniciados quando Michael já tinha 28 anos. O filho de Kirk Douglas saiu antes do início da 5ª temporada para migrar para o cinema. Contudo, este não foi o primeiro papel de Michael como ator. Aos 22 anos apareceu em ponta no filme À Sombra de Um Gigante (1966), estrelado por Kirk. Daí em diante o ator faria participações menores em várias produções.

#2. Jack Colton – Tudo Por Uma Esmeralda (1984). A carreira de ator de Douglas ganhou fama quando ele produziu e estrelou esta comédia romântica de aventura. O filme também reintroduziu Douglas como um protagonista de ação, dando ao diretor Robert Zemeckis seu primeiro sucesso de bilheteria. O filme também foi estrelado por Danny DeVito, um amigo de Douglas com quem ele dividiu um apartamento na década de 1960. Um ano depois, veio a sequência, A Jóia do Nilo, que ele também produziu.

#3. Dan Gallagher – Atração Fatal (1987). Considerado um fenômeno da cultura pop desde seu lançamento, o filme também é conhecido por sua influência no início do boom dos filmes de suspense eróticos do final da década de 1980 até meados da década de 1990. Michael Douglas também estava trabalhando no filme Wall Street – Poder e Cobiça (1987) ao mesmo tempo que esse filme. Para evitar um conflito de horários, Douglas alternava entre cada filme durante a semana

#4. Gordon Gekko – Wall Street Poder & Cobiça (1987). Ele interpretou o magnata Gordon Gekko no filme Wall Street, de Oliver Stone, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator. Ele reprisou seu papel como Gekko na sequência Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme, em 2010, também dirigido por Stone. Michael Douglas trabalhou com um instrutor de fala no controle da respiração para ajudá-lo com o diálogo rápido do filme. Na época, Douglas estava fumando 40 cigarros por dia.

#5. Nick Curran – Instinto Selvagem (1992). Douglas teve outro papel de protagonista de sucesso quando apareceu ao lado de Sharon Stone neste filme dirigido por Paul Verhooven. O filme foi um sucesso de bilheteria e gerou controvérsias sobre suas representações de bissexualidade e lesbianismo.

#6. D-Fens – Um Dia de Furia (1993). Estrelado por Michael Douglas, em uma de suas melhores atuações, como William Foster, um ex-engenheiro de defesa divorciado e desempregado. O filme é centrado na jornada de Foster pela cidade de Los Angeles, enquanto ele tenta chegar à casa de sua ex-mulher a tempo de comemorar o aniversário de sua filha. Ao longo do caminho, uma série de encontros, tanto triviais quanto provocativos, faz com que ele reaja com crescente violência e faça observações sardônicas sobre a vida, a pobreza, a economia e o comercialismo.

#7. Gradys Trip – Garotos Incríveis (2000). Douglas e o elenco de Traffic receberam o prêmio Screen Actors Guild Award pelo melhor desempenho de um elenco no filme de Steven Sodenberh e no mesmo ano, ele também foi aclamado pela crítica por seu papel como um professor e romancista que sofre de bloqueio de escritor. Ele foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama e ao BAFTA de Melhor Ator em Papel Principal.

#8. Liberace- Minha Vida Com Liberace (2013). Douglas voltou a colaborar novamente com Steven Soderbergh nesta cinebiografia do músico genial Liberace, ao lado de Matt Damon como Scott Thorson. O filme dramatiza os últimos 10 anos da vida do pianista e o relacionamento que ele teve com Thorson. Seu retrato de Liberace foi aclamado pela crítica, o que o levou a receber o prêmio Emmy de Melhor Ator Principal em Minissérie ou Filme no 65º Primetime Emmy Awards. Ele também ganhou os prêmios SAG e Globo de Ouro por sua atuação

#9. Dr. Hank Pym – Homem Formiga (2015). Faltava um super herói no currículo do ator quando ele assinou com o Marvel Studios para seu papel como o cientista especialista em miniaturização, cujas descobertas criam o Homem-Formiga, no passado encarnado pelo próprio Dr. Pym. Ele interpretou o super-herói da Marvel Comics, nos filmes Homem-Formiga (2015), Homem-Formiga e a Vespa (2018), Vingadores: Ultimato (2019) e Homem-Formiga : Quantumania (2023).

#10. Benjamim Franklin – Franklin (2024). Ele estrelou a minissérie para a Apple TV+, retratando Benjamin Franklin durante os oito anos que ele passou na França tentando convencer o rei Luís XVI a apoiar os Estados Unidos em ascensão na Guerra Revolucionária Americana.

Deixe um comentário