Por Adilson Carvalho
Este tem sido um ano bom para Will Smith, começando pelo sucesso de Bad Boys Até o Fim (2024), incluindo sua passagem por aqui para se apresentar no Rock in Rio. Mas o talento e o carisma de Willard Carroll Smith II é maior que os deslizes acentuados pela mídia. Sempre lembrado pela divertida sitcom Um Maluco no Pedaço (1990/96), Will iniciou a carreira na música, com a dupla de hip-hop DJ Jazzy Jeff & the Fresh Prince, com quem lançou cinco álbuns de estúdio e diversos singles. No entanto, a imagem de malandro boa praça popularizado mundialmente pelo seriado perdurou por muito tempo, até que o ator fizesse a transição de televisão para o cinema, estrelando uma série de filmes de sucesso. Hoje, em seu aniversário de 56 anos vamos lembrar alguns deles.
Independence Day – 1996 (Disney +). Perto do Dia da Independência dos Estados Unidos, o país entra em pânico com uma invasão alienígena. Preparados para um ataque iminente dos extraterrestres, a humanidade precisa se unir antes que uma catástrofe mundial ocorra. Smith interpreta o Capitão Hiller, uma das principais figuras da resistência contra os alienígenas. O ator recebeu US$ 5 milhões pelo filme, mas se recusou a fazer a continuação Independence Day – Ressurgiumento, de 2016.

Homens de Preto – 1997/2002/2012 (Paramount +). Franquia de sucesso com quatro filmes, sendo os três primeiros estrelados por Will Smith e Tommy Lee Jones, adaptado da série de histórias em quadrinhos de mesmo nome, criada por Lowell Cunningham. No primeiro filme, Will é o policial J, recrutado para se juntar a uma agência secreta, onde trabalha ao lado de K (Jones) para monitorar alienígenas vivendo na Terra sem o conhecimento da população. No segundo filme o agente J continua a trabalhar na agência, quando descobre um monstro maligno conhecido como Serleena (Lara Flynn Boyle) , uma alien Kylothiana. Porém, sabendo que enfrentá-la não será tarefa fácil, J tenta convencer seu antigo parceiro K, que não se lembra de absolutamente nada, a ajudá-lo nesta missão. No terceiro e último, o agente J viaja pelo tempo ao ano 1969 para tentar deter um extraterrestre de assassinar seu amigo o agente K e mudar a historia.

Hitch Conselheiro Amoroso – 2005 (Prime Vídeo). Alex “Hitch” Hitchens (Will Smith) é um lendário, e propositalmente anônimo, “doutor do amor”, que vive em Nova Iorque e é bem sucedido no que faz. Em troca de uma determinada taxa, ele se dispõe a ajudar homens despreparados a conquistarem as mulheres de seus sonhos, usando técnicas infalíveis. Enquanto trabalha com Albert (Kevin James), um tímido e desajeitado contador que se apaixonou pela cliente, a famosa socialite Allegra Cole (Amber Valletta), Hitch conhece a mulher que acredita ser sua própria cara-metade: a colunista de fofocas workaholic Sara Melas (Eva Mendes). Apaixonado, ele decide conquistá-la mesmo correndo o risco de ter sua identidade desvendada pelo New York Times em que Sara trabalha.
À Procura da Felicidade – 2006 (MAX). Baseado em fatos reais, na incrível história de Chris Gardner, homem desempregado, abandonado pela esposa, que de morador de rua se torna empresário bem sucedido. Co-estrelado por seu filho Jaden Smith, então com 8 anos. Os problemas financeiros de Chris se agravam, mas ainda assim ambos mantem a esperança de que dias melhores virão. Filme extremamente emotivo com final edificante.

Eu Sou a Lenda – 2007 (MAX). Excelente adaptação da obra de Richard Matherson. Will interpreta Robert Neville. um brilhante cientista e o único sobrevivente de uma epidemia que transformou os humanos em mutantes sedentos por sangue. Andando pela cidade de Nova York, ele procura por outros possíveis sobreviventes e tenta achar a cura da praga usando seu próprio sangue, que é imune.