Por Adilson Carvalho

Encerrando a série de artigos comemorativos dos 60 anos de A Feiticeira, me proponho uma tarefa hercúlea, a de selecionar os 10 melhores dessa série fabulosa. Foram 8 temporadas com 254 episódios, sendo 5 temporadas com Dick York e 3 temporadas com Dick Sargent, motivo pelo qual a lista tem a maior parte dos episódios selecionados vindo da fase York. Calro que listas são sempre muito pessoais e esta não se propõe a ser defnitiva ou absoluta, mas a trazer à memória momentos inesquecíveis da série. Então vamos a eles, com agradecimento a todos vocês que acompanharam os artigos e a todo o elenco dessa que é uma das melhores séries de todos os tempos, obrigado especial a Elizabeth Montgomery, nós te amaremos sempre.
#1. I Darrin take this witch Samantha (T1EP1). No episódio piloto, os estranhos Samantha (Elizabeth Montgomery) e Darrin (Dick York) se conhecem ao se esbarrarem várias vezes. Eles se apaixonam e se casam. Na noite de núpcias, a mãe bruxa de Samantha, Endora (Agnes Moorehead), visita Samantha. Ela fica chocada ao saber que seu novo marido é um mortal e prevê que o casamento não durará. Antes que ele possa entrar no quarto, Endora o coloca no saguão do hotel. Samantha diz a Darrin que é uma bruxa e prova isso. Darrin fica chocado, mas percebe que ama Samantha e não pode desistir dela. Ele lhe diz que quer que ela se torne uma dona de casa suburbana e não use mais magia. Na McMann and Tate, onde Darrin trabalha como publicitário, Sheila Sommers (Nancy Kovack) aparece para vê-lo. Sheila é uma ex-namorada e está em um relacionamento com Darrin. Sheila é uma ex-namorada e convida Darrin e Samantha para um jantar casual. Naquela noite, o jantar acaba sendo bastante formal. Sheila é muito condescendente com Samantha. Samantha usa seus poderes para se vingar de Sheila. Em casa, Darrin admite que Sheila estava merecendo, mas ainda quer que Samantha se esforce mais para não usar bruxaria. A personagem de Nancy Kovack, foi originalmente planejada para ser uma nêmesis ocasionalmente recorrente de Darrin e Samantha, [citação necessária] mas não apareceu novamente até o episódio da quarta temporada “Snob in the Grass”. Elizabeth Montgomery daria à luz seu primeiro filho sete meses depois, em 24 de julho de 1964.

#2. … And Something Makes Three (T1Ep12) Louise Tate (Irene Vernon) liga para Samantha dizendo que precisa vê-la imediatamente. Louise aparece e diz a Sam que, depois de 16 anos de casamento, ela vai ser mãe. Ela tem medo de contar a Larry (David White) porque acha que ele odeia crianças. Ao sair do consultório do dentista, Larry vê Louise e Sam entrando em um consultório de obstetrícia. Algo que ele ouve leva Larry a pensar que Darrin está prestes a se tornar pai. Larry conta a novidade a Darrin. Sam liga para Darrin e lhe diz que gostaria de convidar Larry e Louise para jantar naquela noite. Darrin sonha acordado com o fato de Samantha ter filhos “bruxos”. Naquela noite, Darrin e Larry trazem flores para Sam e a bajulam. Louise tenta contar a Larry sobre o bebê, mas não consegue. Sam finalmente conta a todos. Larry fica emocionado. Maureen McCormick, que mais tarde integraria o elenco da série Brady Bunch (1969/1974) aparece como Little Endora, uma das crianças bruxas.

#3. Abner Kadabra (T1Ep29). Gladys (Alice Pearce) flagra Samantha usando sua magia para mover alguns quadros na parede. Gladys acha que Sam é de outro planeta. A bruxa de raciocínio rápido convence a bisbilhoteira de que ela possui o dom de ESP. Foi ela quem fez com que as fotos se movessem. Algumas coincidências acontecem e Gladys acredita que tem o poder. As coisas pioram quando Gladys não para de tentar usar seu novo “talento” em todas as situações, o que frustra Abner (George Tobias). Sam tenta lhe dizer que os poderes nem sempre duram. Abner conta a Sam e Darrin que ele e Gladys estavam no mercado e que ela estava falando com espíritos. Sam diz a Abner para trazer Gladys naquela noite. Samantha realiza uma sessão espírita para assustar Gladys e fazê-la desistir de seus pensamentos sobre ter poderes. Gladys acha que transformou Abner em uma pilha de pó. Gladys jura que nunca mais tentará usar seus poderes novamente.

#4. … And Then There Were Three (T2Ep18). Endora (Agnes Moorehead) aparece na sala de espera, vinda da sala de parto, para dizer a Darrin que tem uma neta. Ela até lhe dá o nome de Tabitha, o que não agrada Samantha e Darrin. No entanto, a diversão realmente começa quando Darrin conhece a prima de Sam, Serena, que é parecida com ela. Infelizmente, Darrin acha que Endora lançou um feitiço em sua filha para fazê-la envelhecer da noite para o dia e ele tenta pegar Serena, que ele acha que é uma Tabitha já adulta. Por fim, todos os problemas são resolvidos, e Darrin e Samantha aceitam Tabitha como o nome de sua filha. Eve Arden e Judy Pace são as convidadas. O nome do bebê foi escrito “Tabatha” até a 5ª temporada, quando o desejo de Elizabeth Montgomery de que fosse escrito “Tabitha” foi atendido. Esse episódio marca a primeira aparição de Lizzie como a personagem Serena, a prima gêmea de Samantha.

#5. Endora Move In For a Spell (T3Ep6). Endora está incomodada com a influência do tio Arthur (Paul Lynde) sobre Tabitha durante sua visita prolongada, então ela coloca uma casa em um terreno baldio próximo, em frente à casa dos Stephens, para ficar de olho nele. Os irmãos colocam e tiram a casa do terreno. Samantha tenta usar um pouco de lógica mortal para acabar com o impasse. Também estão no meio do caminho uma assustada Gladys Kravitz e a polícia, que tenta entender como uma casa foi construída do nada em um terreno vazio. Paul Smith aparece como um policial. Primeiro episódio com Sandra Gould como Gladys Kravitz, assumindo o personagem depois do falecimento de Alice Pearce no ano anterior. Segunda das 10 aparições de Paul Lynde como Tio Arthur, e uma das mais engraçadas.

#6. How to Fail in Business with All Kinds of Help (T3Ep30). O fato de Darrin levar Samantha em uma viagem de férias para as Bermudas depende do sucesso de sua última campanha para o batom Madame Maruska. Endora decide dar uma ajudinha a Darrin, enfeitiçando o representante de contas da Madame Maruska, Arch Wilkerson (Henry Beckman), que vê Darrin como a força motriz por trás da brilhante campanha. Darrin fica animado com a reação de Wilkerson, até descobrir que tudo foi obra de Endora. Quando Madame Maruska (Lisa Kirk) chega ao escritório falando muito bem de Darrin, ele acredita que Endora está se passando pela própria Madame Maruska. Ele a expulsa do escritório. Quando Darrin descobre que Endora não tem nada a ver com o fato de Madame Marsuka vir vê-lo, ele precisa descobrir uma maneira de recuperar a conta dela.

#7. Nobody but a Frog Knows How to Live (T3Ep32). Fergus F. Finglehoff (John Fiedler), um sapo em forma humana, incomoda Samantha para que ele o transforme novamente para que possa ficar com sua namorada sapo Phoebe (Corinne Camacho) mais uma vez. O problema é que Samantha não tem o poder de desfazer o feitiço de outra bruxa. Ele tenta chantageá-la, pois ameaça contar a todos os vizinhos que ela é uma bruxa se não ajudar. A situação farsesca causa muita confusão entre a Sra. Kravitz, Larry e um cliente obcecado por bebida (Dan Tobin). No final, Samantha consegue ajudar Fergus.

#8. To Trick or Treat or Not to Trick or Treat (T6Ep7). No quinto episódio da série com tema de Halloween, Endora usa sua bruxaria para transformar Darrin em uma bruxa velha e feia que ele imaginava que ela fosse e se recusa a remover o feitiço até que Samantha prometa cancelar suas festividades de Halloween com Tabitha. Embora Darrin tenha uma visão mais compreensiva das ações de Endora, ele ainda não gosta da intromissão dela. As coisas se complicam ainda mais quando o último cliente de Darrin, Harold Bartenbach (Larry D. Mann), tem a ideia de que gostaria de usar uma dessas bruxas de aparência abatida em sua próxima campanha publicitária. Samantha propõe uma maneira de usar uma bruxa sem ser ofensiva.

#9. Super Arthur (T6Ep20). O tio Arthur (Paul Lynde) chega para uma visita inesperada e, de repente, ele perde seu poder de bruxaria. A cura do Dr. Bombay faz com que ele se torne literalmente tudo o que diz, inclusive o Super-Homem. Samantha tenta fazer com que o tio Arthur não pense em nada incomum. Surgem problemas quando Samantha e o tio Arthur saem à vista de outras pessoas. Mas isso também ajuda Darrin em uma campanha publicitária. Paul Smith aparece como um policial.

#10. Sisters At Heart (T7Ep13). Episódio favorito de Elizabeth Montgomery. Tabitha está animada com o fato de ter uma nova “irmã” para brincar, sua amiga negra Lisa Wilson (Venetta Rogers). Por meio de outro mal-entendido, o cliente de Darrin, Sr. Brockway (Parley Baer), quer tirá-lo da conta porque, quando vai à casa, pensa que Lisa é filha de Darrin. Brockway não aprova a vida doméstica de Darrin, pois acredita que os Stephens estão em um casamento inter-racial. Quando Tabitha quer ser irmã de verdade de Lisa, ela lança um feitiço para que elas tenham bolinhas iguais. Samantha precisa corrigir isso, se possível, antes que os pais de Lisa voltem. E o Sr. Brockway recebe uma lição. Don Marshall e Janee Michelle estrelam como Keith e Dorothy Wilson. Na abertura especial do programa como originalmente transmitido (disponível no lançamento em DVD), Montgomery nos dá as boas-vindas ao episódio de Natal, que foi escrito pelos alunos do 5º período, sala 309, turma de inglês da 10ª série da Thomas Jefferson High School em Los Angeles. O episódio recebeu o Governor’s Award no 23º Primetime Emmy Awards em maio de 1971.
